ENTRETENIMENTO

Procon de CG orienta idosos na prevenção contra golpes – CGNotícias

Os consumidores da terceira idade de Campo Grande contarão com um reforço importante para proteger o próprio bolso. O Procon Municipal inicia um circuito de palestras voltado à educação financeira e à prevenção de fraudes, com a primeira edição marcada para hoje (06) no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovó Ziza. 

A iniciativa integra o calendário de atividades alusivas ao aniversário da capital. O foco do órgão é munir a população idosa com informações claras para que possam exercer suas relações de consumo com autonomia e segurança. 

Durante a manhã de atividades, especialistas abordarão os direitos básicos definidos pelo Código de Defesa do Consumidor, com ênfase na identificação de armadilhas modernas. O roteiro inclui orientações diretas sobre como reconhecer fraudes telefônicas, mensagens falsas, o golpe do PIX e a oferta abusiva de empréstimos não solicitados, situações que afetam frequentemente os aposentados. 

Para o superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor, José Costa Neto, a ação aproxima o poder público da comunidade por meio da prevenção. “O nosso compromisso vai além de fiscalizar e resolver conflitos; precisamos educar e prevenir. Os idosos são, muitas vezes, os mais vulneráveis às abordagens mal-intencionadas e aos golpes financeiros. Levar essas informações de forma clara e direta aos Centros de Convivência é uma forma de proteger quem tanto já contribuiu com a nossa cidade, garantindo que eles tenham ferramentas para defender seus direitos e manter sua saúde financeira em dia”, explica. 

Além de identificar os perigos, os participantes receberão um passo a passo detalhado sobre como agir caso se tornem vítimas de fraudes, incluindo os canais corretos para formalizar denúncias. As dinâmicas também englobam dicas de organização financeira para evitar o endividamento excessivo. 

#PraTodosVerem: A imagem mostra idosos acompanhando a palestra ministrada pelo Procon