Professores de Geografia e pedagogos da Reme passam por formação sobre o Sisgran – CGNotícias

Professores de Geografia e pedagogos da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, passam por formação sobre o Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande), uma ferramenta da Prefeitura Municipal que possibilita a identificação das infraestruturas urbanas a partir do recorte espacial do bairro, das regiões urbanas e/ou da cidade.

São cinco dias de formação com a presença de 98 inscritos, na Escola Municipal José Rodrigues Benfica. O histórico de formações oferecidas pela equipe de Geografia da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é marcado pelo compromisso contínuo com o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico.

Portanto, ao longo dos anos, as formações oferecidas pela equipe acompanharam as mudanças ocorridas no campo da educação geográfica, incorporando novas abordagens pedagógicas e tecnológicas. Desde o início, houve um esforço contínuo para não apenas proporcionar uma compreensão teórica sólida dos conceitos geográficos, mas também para promover uma aplicação prática desses conceitos no contexto do raciocínio geográfico.

Formador da SEMED e professor de Geografia, Rafael Bartman conta ser a primeira vez do uso do Sisgran em uma formação. “É um sistema de geoprocessamento de três informações cartográficas, do espaço urbano, do espaço rural de Campo Grande, onde estão as infraestruturas urbanas, onde que tem polícia, onde tem Corpo de Bombeiros, saneamento básico, água, esgoto, etc. Tudo isso esse sistema traz. O que a gente está apresentando para eles é uma nova possibilidade de explorar o ensino de geografia a partir desses recursos cartográficos, explorando o pensamento espacial e o raciocínio geográfico”.

Odair Campos, professor na Escola Municipal Iracema de Souza Mendonça, trabalha na área há 18 anos e considera a formação como essencial. “Esse assunto muito me interessava, sempre estava buscando. E hoje vai ser primordial”.

Emellen Fernandes é professora da área em duas escolas rurais, a José do Patrocínio e Darthesy Novaes. “Sou nova na Reme, eu estou vindo do Estado. É a primeira vez que dou aula para o Ensino Fundamental. E eu achei muito interessante esse tema, principalmente porque a iniciação das crianças, relacionado à questão cartográfica, estimula muito o aprendizado, porque elas são hoje completamente interligadas à tecnologia. Como uma professora nova, pois atuo há três anos só, vai ser excelente poder trabalhar e levar isso para a sala de aula”.

Nancy da Silva Vasconcelos é pedagoga na Escola Municipal Imaculada Conceição para o 4º ano. “A formação é bastante interessante, porque nós pedagogos, nós temos essa dificuldade de trabalhar mais profundamente, uma disciplina, que no caso agora a geografia. Então assim, agora nesse primeiro momento já está me dando uma visão bem diferente daquilo que a gente tinha”.

 

 

#pratodosverem A matéria possui quatro imagens. A foto de capa é da sala de aula com computadores e os professores sentados aprendendo sobre o sistema. A segunda foto é do professor Odair durante a entrevista. A terceira foto é da professora Emellen e a quarta foto é da pedagoga Nancy. Todos eles estão sentados próximos à mesa com o computador. 

9 Replies to “Professores de Geografia e pedagogos da Reme passam por formação sobre o Sisgran – CGNotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *