BLOG CLASSIMETAS: SEGURO DE VEÍCULO COBRE PROBLEMAS COM O MOTOR DO CARRO?

1 de agosto de 2022 0 Por admin

Com a ajuda dos especialistas da corretora online Minuto Seguros, esclarecemos sobre como funciona a cobertura para problemas no motor, listando as situações mais comuns em que o propulsor está coberto.

1- Água no motor
Ao usar carros elétricos em trechos alagados não há chances de choque, uma vez que o sistema motriz é totalmente selado

Depende. Esta é uma questão que pode ter dois entendimentos. O seguro cobre água no motor quando o problema é devido a uma enchente à qual o motorista não teve culpa de ser exposto. A cobertura para chuvas e alagamentos faz parte das coberturas básicas do seguro.

Vamos dar um exemplo: se o motorista, que tem um seguro auto contratado com a cobertura para enchentes e alagamentos, por acaso estiver em um congestionamento, não tiver como sair da enchente e, em função disso, o seu carro ficar preso e sofrer com o problema de água no motor, sim, o seguro vai cobrir. Em caso de perda total, por exemplo, a seguradora fará o ressarcimento de acordo com o que estava previsto na apólice.

Agora, se o motorista tem a opção de aguardar a enchente baixar, mas mesmo assim prefere enfrentá-la, a seguradora não irá cobrir água no motor. Esteja muito atento a isso para não perder a cobertura do veículo.

2- Motor batido
Sim. Neste caso, o seguro cobre motor. Se por acaso o propulsor foi danificado em um acidente de trânsito, haverá cobertura. A colisão pode resultar tanto em perda total quanto perda parcial. No caso de perda parcial, será necessário pagar a franquia de acordo com o que estava previsto na apólice. Já no caso de perda total, não há necessidade de realizar o pagamento – você apenas será ressarcido de acordo com o valor previsto na apólice (este é, geralmente, o valor da Tabela Fipe do mês vigente).

3- Motor fundido
Não. Este é outro tipo de ocorrência que as seguradoras não cobrem quando o assunto é motor de carro. Como não é possível identificar de pronto qual foi o problema que ocasionou a fundição do motor, não haverá indenização.

Um motor fundido pode ter diversas causas, como problema com instalação elétrica, depreciação por conta do próprio segurado com o interesse em ludibriar a seguradora, falta de manutenção, defeito de fabricação, entre outros.

4- Motor com defeito de fábrica
Não. O seguro auto não cobre motor em casos de problemas decorrentes de defeitos de fábrica. No entanto, neste caso é de suma importância contatar imediatamente a concessionária onde o veículo foi comprado, ou o fabricante. Se estiver dentro do prazo da garantia, você pode exigir o reparo ou a troca do motor, dependendo do caso.

Seguro auto pode auxiliar em caso de problemas com o motor
A cobertura do seguro auto para motor acontece em algumas situações, mas, caso você tenha um seguro, sempre poderá contar com a assistência 24 horas. Por exemplo, se o motor do seu carro sofreu alguma pane ou ferveu no meio do seu trajeto, você pode acionar o seguro e solicitar um guincho para auxiliá-lo na remoção até o seu mecânico de confiança.