ENTRETENIMENTO

Prefeitura ajusta funcionamento dos pontos móveis e salas de vacinação durante o Carnaval

A Prefeitura de João Pessoa definiu o esquema especial de funcionamento dos pontos móveis e salas de vacinação durante a semana do Carnaval, garantindo o cuidado com a população no período de festividades.

Neste sábado (14), os três pontos móveis de vacinação localizados no Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá funcionarão normalmente, no período das 8h às 16h, garantindo acesso aos imunizantes antes do dos dias de folia. já o quiosque localizado na orla de Cabo Branco não vai funcionar, excepcionalmente nesta data.

Na segunda (16) e terça-feira (17), todos os pontos móveis e salas de vacinas do Município estarão fechados, em virtude do recesso carnavalesco, retomando as atividades na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h, disponibilizando a população todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, além dos imunizantes das campanhas em andamento. “As pessoas que tiverem documento vacinal em atraso, podem procurar os serviços para atualizar a caderneta vacinal ou receber doses pendentes”, orientou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Durante os dias de funcionamento, estarão disponíveis vacinas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, ampliando a proteção contra diversas doenças. A vacina que protege contra a dengue, conforme orientação técnica do Ministério da Saúde, seguirá sendo aplicada exclusivamente nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização.

Os pontos móveis de vacinação fazem parte da estratégia da Prefeitura de João Pessoa para facilitar o acesso da população aos imunizantes, especialmente para quem encontra dificuldades de comparecer às unidades de saúde em horários convencionais.

Vacinação de urgência – Para situações que demandem atendimento para vacinação de urgência, as pessoas devem procurar o Centro Municipal de Imunização (CMI), localizado no bairro da Torre. O serviço funcionará durante todo o Carnaval, das 8h às 12h.

Nesse período, serão aplicadas exclusivamente as vacinas antirrábica humana e dT (difteria e tétano), destinadas a casos emergenciais. Devem buscar atendimento imediato pessoas que tenham sofrido acidentes com objetos perfurocortantes, com indicação para a vacina dT, bem como indivíduos mordidos por cães, gatos ou outros animais, em situações de risco para raiva.

Documentação – Para receber a vacinação, é importante apresentar um documento oficial com foto, o cartão de vacinação, para as crianças a caderneta de vacinação e no caso de gestantes, o Cartão da Gestante (ou Caderneta da Gestante), que é o documento onde estão registrados e acompanhados todos os dados da gestação. Esses itens garantem a identificação correta e a atualização adequada do histórico vacinal.