Encerrando um dia de comemoração e homenagens à Inconfidência Mineira, o governador Romeu Zema participou da reta final e do pódio da Copa do Mundo de Mountain Bike neste domingo (21/4), em Araxá, no Alto Paranaíba.
É a primeira vez que o campeonato internacional tem etapa disputada em Minas, e o governador fez questão de conhecer a competição que mobiliza fãs do ciclismo em todo o planeta.
Zema acompanhou a reta final da prova UCI Cross Country Olímpico da Elite masculina. Na ocasião, o governador foi até o pódio e premiou o vencedor da corrida, Simon Andreassen, da Dinamarca. Zema também entregou os prêmios para as melhores equipes do fim de semana.
“Eu vejo esse evento como um dos mais importantes do ciclismo no mundo. A mountain bike tem ganhado terreno e se popularizado cada vez mais, e Minas Gerais, por ser o estado mais montanhoso do Brasil, tem tudo a ver com esse esporte”, declarou.
O Chefe do Executivo recordou o empenho do Estado ao trazer esse evento, visto que, no ano passado, em Paris, o vice-governador Professor Mateus e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, assinaram o protocolo de intenções com a Warner Bros. Discovery Sports para que a cidade de Araxá fosse uma das sedes da Copa do Mundo de Mountain Bike.
“Há um ano, nós definimos dar apoio a esse evento e, hoje, estamos patrocinando esse campeonato que é divulgado para todo planeta e leva o nome de Araxá e de Minas Gerais para os quatro cantos do mundo”, salientou.
A Copa do mundo de Mountain Bike foi realizada no Grande Hotel de Araxá e todo o circuito contou com 3,8 mil quilômetros de extensão para os competidores.
Oportunidade
A atração do evento para Minas Gerais integra estratégia do governo para promover o turismo e movimentar a economia mineira. Eventos como um campeonato internacional trazem mais visibilidade e mais negócios para a economia criativa, gerando trabalho e renda para a população.
Durante o fim de semana da Copa do Mundo de Mountain Bike, os hotéis de Araxá foram totalmente reservados, atingindo a marca de 100% de ocupação. Com base nisso, o governador Romeu Zema destacou a importância para a cidade em receber uma atração internacional.
“Esse evento ajuda a divulgar Araxá e Minas para todo o mundo. Nunca antes aqui na cidade a população viu tanto estrangeiro como agora. Isso contribui muito para a economia. Os organizadores me disseram que poucos locais atendem tão bem como no Grande Hotel. Isso só ajuda, pois os turistas podem voltar mais vezes em Araxá”, disse o governador.
Expectativa
Em reunião com a diretoria da Warner Bros. Discovery Sports, o governador Romeu Zema conheceu as lideranças que promovem o evento.
A expectativa é a de que Araxá continue sediando a Copa do Mundo de Mountain Bike para os próximos dois anos e em dois finais de semana, ao contrário deste ano, que foi apenas em um.
Turismo gastronômico
Após a entrega de medalhas, Zema conheceu o estande de Minas Gerais, promovido pela secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). No espaço, o governador conversou com produtores que estavam expondo quitandas, doces, queijos e outros produtos da culinária mineira.
O governador reforçou a importância do turismo gastronômico, um dos pilares da atração de visitantes para o estado.