IFSP realiza última audiência pública para implantação do Campus Bauru
Unidade ofertará cursos ligados aos eixos tecnológicos Ambiente e Saúde, Informações e Comunicação, Controle e Processos Industriais
Foi realizada, no último dia 15 de setembro, na Câmara Municipal de Bauru, a terceira e última audiência pública para tratar da implantação do campus do Instituto Federal de São Paulo no município. Na oportunidade, foram definidos os eixos tecnológicos mais adequados aos arranjos produtivos locais e os cursos que serão ofertados na nova unidade.
De acordo com a Diretora-Geral, Gabriela Arduino, o processo de implantação do campus contou, além das audiências públicas, com mais de 60 visitas e reuniões com os representantes da cidade. A consulta pública contou com 768 sugestões. “Durante todo o tempo nos reunimos com o poder público, as associações, as empresas para entender as necessidades da região na questão de cursos e de capacitação”, contou.
Ficou definido que o campus ofertará cursos pertencentes a três eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Informações e Comunicação, Controle e Processos Industriais. O Campus Bauru já oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A partir de 2025, a unidade deve funcionar de forma plena e iniciará a oferta dos cursos Técnicos em Controle Ambiental, Informática e Eletrotécnica; Superiores de Licenciatura em Biologia e Engenharia de Computação e Especializações em Multimeios Didáticos e Informática na Educação.
O Reitor Silmário Santos revelou que já foi iniciado o processo licitatório para a contratação da empresa que construirá a sede definitiva do campus. “Eu não tenho dúvidas de que essa unidade será um grande polo que vem para somar esforços com o poder público local para o bem da coletividade”, afirmou.
Tamyris Bonilha é cidadã de Bauru e professora do IFSP, atuando nos cursos de Licenciatura. Segundo ela, receber um campus do Instituto na cidade é uma alegria e um avanço para a educação pública, pois, além de ofertar cursos técnicos e tecnológicos, o IFSP visa também à formação de docentes. “O IFSP vem a somar para a melhoria da formação de professores e profissionais da educação, por meio dos cursos de extensão, cursos superiores e de pós-graduação. É um avanço, uma perspectiva de desenvolvimento local, regional e articulado àquilo que está acontecendo em um cenário maior, nacional, de retomada de uma política educacional progressista, de valorização e melhoria da educação pública”.
Benedito Domingos da Silva, líder comunitário de Bauru, acredita que a chegada do IFSP na cidade vai favorecer diferentes gerações de cidadãos do município. “Vai beneficiar muito a nossa comunidade, principalmente os jovens carentes e os idosos. Eu participo de um grupo chamado “Idoso eterno jovem”, tenho certeza de que também terá muitas ações para esse público”, relatou.
Todas as informações sobre as audiências de implantação do Campus Bauru estão disponíveis em https://bru.ifsp.edu.br/audiencias-publicas.
Assista à transmissão da 3ª Audiência Pública Campus Bauru na íntegra: