A cidade de Sorocaba recebeu um anúncio de extrema importância para a intensificação dos investimentos na área de tecnologia e inovação, que deverão beneficiar não apenas ao município, mas também toda a Região Metropolitana, ao ser contemplada com recursos da ordem de R$ 14,24 milhões, destinados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
O recurso permitirá ao PTS fomentar a atração e expansão de novas unidades econômicas no complexo, por meio da ampliação da infraestrutura da instituição em 3,5 mil m², estruturando e fornecendo laboratórios de simulação e projetos de engenharia, Smart Cities – Smart Campus Project, validação de tecnologias 4.0, Open Lab CET 4.0 e uma estação terrestre comercial para capacitação e captação de dados de nano satélites.
“São investimentos que farão o Parque Tecnológico de Sorocaba avançar ainda mais na produção de novos recursos tecnológicos, que estarão à disposição não somente do nosso município, mas de toda a Região, devendo impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
O anúncio foi feito pelo MCTI, com a aprovação de uma suplementação de recursos concedida aos projetos do Edital Parques Tecnológicos, no valor de R$ 240 milhões para 19 parques tecnológicos do País, incluindo o de Sorocaba. Oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), os recursos serão destinados à expansão e modernização de estruturas, além da implantação de hubs, com vistas ao surgimento de startups e empresas de bases tecnológicas.
O Parque Tecnológico de Sorocaba havia apresentado seu projeto, desenvolvido pela Agência Inova Sorocaba, organização social gestora do PTS, ao edital publicado em 2022, juntamente a outros 61 projetos de outros ecossistemas. Entretanto, apesar de ter seu projeto aprovado, por falta de recursos federais, naquela ocasião, apenas 10 projetos acabaram sendo contemplados. Desde, então, diversas articulações juntos aos órgãos federais foram realizadas no sentido de receber tais investimentos.
Uma dessas articulações ocorreu no último dia 8 de agosto, durante a visita do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a Sorocaba, quando participaram de evento no Parque Tecnológico de Sorocaba, ocasião em que foi destacada a necessidade de disponibilizar os recursos para atender aos editais que não haviam sido contemplados, entre os quais o do PTS. “No início da noite desta terça-feira, tivemos a grata surpresa de que fomos contemplados com esse investimento. Isso, para nós, do Parque Tecnológico de Sorocaba, é uma vitória muito importante, pois foi a primeira vez, nesses quase 12 anos de existência, que se consegue, a partir de um projeto, trazer recursos federais”, disse o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, que completou: “será um recurso muito bem-vindo, que irá não apenas possibilitar a ampliação do PTS, mas gerar empregos e renda, com a atração de empresas de tecnologia e inovação, visando, cada vez mais, fazer com que Sorocaba se desenvolva e traga mais qualidade de vida aos seus cidadãos, sendo muito importante destacar a gestão do nosso prefeito Rodrigo Manga, que tem tido um foco muito importante em tornar Sorocaba referência no conceito de Cidades Inteligentes”.
Atração e expansão de novas unidades
Ao receber a verba, o Parque Tecnológico de Sorocaba poderá intensificar suas ações, fomentando a atração e expansão de novas unidades econômicas em seu ecossistema, por meio da ampliação da infraestrutura da instituição em 3,5 mil m², estruturando e fornecendo laboratórios de simulação e projetos de engenharia, Smart Cities – Smart Campus Project, validação de tecnologias 4.0, Open Lab CET 4.0 e uma estação terrestre comercial para capacitação e captação de dados de nano satélites.
Nesse sentido, vale ressaltar que, para o fortalecimento desta proposta, o PTS possui, atualmente, o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET 4.0) do País, implantado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, desde 2021. Da mesma forma, o novo projeto prevê o aumento da capacidade das empresas residentes no complexo em 43% e propõe a criação de uma Incubadora de Startups de base tecnológica, que objetiva promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando o fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica existente em Sorocaba e toda a região.
Fotos: Michelle Alves/Secom