NOTÍCIAS

IFSP firma protocolo de intenções com Receita Federal – IFSP – Portal Institucional

IFSP firma protocolo de intenções com Receita Federal

IFSP e Receita Federal unem-se para reutilizar itens apreendidos em projetos de ensino, pesquisa e inovação

Compartilhar   WhatsApp    

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Superintendência da Receita Federal do Brasil celebraram um acordo de cooperação visando reutilizar e transformar itens apreendidos pela Receita. O acordo, firmado nesta quinta-feira (27), permitirá que o IFSP receba materiais apreendidos e os utilize em projetos e programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A parceria visa ao desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de reaproveitamento de materiais, além de apoiar empreendimentos sociais e projetos de economia solidária.

A cerimônia de assinatura do protocolo aconteceu durante uma reunião do Colégio de Dirigentes e contou com a presença de autoridades da Receita Federal e dirigentes do IFSP. O reitor, Silmário Batista dos Santos, destacou a celeridade do processo e o compromisso de fazer o acordo dar certo.

Para a superintendente da Receita Federal do Brasil — 8ª Região, Auditora-Fiscal Márcia Cecília Meng, o apoio da academia representa uma solução para o excesso de produtos apreendidos, garantido para um papel mais social e sustentável da Receita. A parceria fornecerá uma destinação adequada e socialmente responsável para os produtos apreendidos, solucionando problemas tanto da Receita quanto das instituições de ensino que forneceram equipamentos e materiais.

O protocolo de intenções inicia uma interação entre ambas as partes, abordando as demandas de forma colaborativa. Os itens apreendidos, após verificação de segurança e descaracterização de marcas, serão doados ao IFSP para serem utilizados em pesquisas, projetos de extensão e inovação. O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves, enfatizou a importância da proposta, considerando a indissociabilidade entre pesquisa, extensão e inovação, de forma socialmente referenciada. “Tanto será feita a pesquisa sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais, como projetos de extensão voltados à economia solidária e cooperativismo”, avalia.

Eduardo Augusto Caimbo, representante estadual de Cidadania Fiscal, reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento da pesquisa, e a Receita Federal se compromete a analisar as solicitações do IFSP, sempre atreladas a projetos. A expectativa é que a doação de materiais permita contribuir para o desenvolvimento social e científico por meio de pesquisas e projetos sociais inovadores.

“Pela nossa experiência vimos instituições que transformam resíduos de cigarros em fertilizantes, TV Box em notebooks que são destinados para pessoas carentes e projetos sociais etc. Esperamos que com os materiais fornecidos possamos contribuir também para o desenvolvimento social e científico”, afirma a gestora Nacional de Cidadania Fiscal, Ana Paula Sacchi Kuhar.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Masalu Ozaki, destacou que o acordo auxiliará principalmente os estudantes do Ensino Médio, fortalecendo o compromisso do IFSP com o desenvolvimento de pesquisa aplicada. Essa iniciativa se alinha com outras parcerias de instituições brasileiras de ensino que já transformam resíduos em produtos benéficos à sociedade, demonstrando o potencial dessa cooperação para o desenvolvimento sustentável e social. 

A parceria entre o IFSP e a Receita Federal representa uma união estratégica que visa transformar desafios em oportunidades para o avanço tecnológico e social, promovendo o reuso responsável e a destinação adequada de materiais compreendidos, enquanto impulsionada o ensino e a pesquisa no Instituto.

Além dos dirigentes do IFSP, a cerimônia contou com a participação da superintendente da Receita Federal do Brasil — 8ª região, auditora-fiscal da l, Márcia Cecília Meng, do gestor de mercadorias, Rodrigo Soares D’Alessandro, da Gestora Nacional de Cidadania Fiscal, Ana Paula Sacchi Kuhar, do representante estadual de Cidadania Fiscal, Eduardo Augusto Caimbo, e da chefe da Divisão de Cidadania Fiscal, Fabiana Bastos Martins. No evento, além da assinatura do acordo, também foram respondidos os questionamentos dos dirigentes presentes.