Na manhã desta quinta-feira (23), a jovem Maria Eduarda, de 18 anos de idade, teve mais um motivo para comemorar em sua jornada para uma completa mudança de vida. Acolhida e encaminhada pelo programa “HumanizAção” para tratamento da dependência química, ela esteve no Poupatempo para tirar um novo documento de identidade e, ainda, aproveitou para comprar alguns produtos no centro comercial, uma vez que irá retomar suas atividades profissionais como cabeleireira.
Quase um mês após seu acolhimento pelo programa municipal e início do tratamento, a jovem está bem melhor e apresentando uma evolução surpreendente. Maria Eduarda demonstra estar muito feliz em conseguir de volta seu documento de identidade. Fez todos os procedimentos no Poupatempo, colheu as digitais, a assinatura e fez a foto para o seu novo RG. “Hoje, estou em uma fase muito boa, graças à ajuda que estou recebendo da Prefeitura e do Grasa (Grupo de Apoio e Combate a Droga e Álcool Santo Antônio). Agora, estou conseguindo recuperar, aos poucos, tudo o que eu tinha antes, como poder ver o meu filho, minha casa, meus documentos. Com foco, logo, eu volto a trabalhar na minha área”, afirma.
No último dia 2 de fevereiro, o caso da jovem chamou muito a atenção das equipes do programa “HumanizAção”. Maria Eduarda, de apenas 18 anos, que já é mãe de um lindo menininho de um ano e seis meses, revelou à equipe sua dificuldade em se livrar do vício das drogas e, por isso mesmo, demonstrou interesse em receber ajuda e ser encaminhada a uma instituição de reabilitação. Quando foi oferecida a ela uma vaga na unidade feminina do Grasa, que atua em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, ela aceitou de imediato, tendo sido encaminhada, no mesmo dia, ao local de tratamento.
O “HumanizAção” é realizado desde o início de 2021, pela atual Administração Municipal, atuando de forma integrada entre as equipes das secretarias municipais de Segurança Urbana (Sesu), Cidadania (Secid), Saúde (Ses), Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Governo (Segov), mais o importante apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transportes. O programa já realizou mais de 20 mil atendimentos a pessoas em situação de rua, em pouco mais de dois anos de atividades, na cidade de Sorocaba.
Saiba como você também pode ajudar
A população também pode sempre colaborar com as atividades do “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como fazendo doações ao programa, pelo WhatsApp do “HumanizAção”: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.