ENTRETENIMENTO

Nova edição do Chá das Rosas ressalta sentimento de esperança e autocuidado – Agência de Notícias



27 de fevereiro de 2026

16:37

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Eduarda Lopes (Programa de Estágio) – Secom

A Secretaria da Mulher (Semul) realizou, na tarde desta quarta-feira (25), no Sorocaba Clube, mais uma edição do Chá das Rosas, com o intuito de proporcionar às convidadas, que são pacientes e ex-pacientes oncológicas, informações, orientações e, principalmente, acolhimento a elas que passam ou já superaram os desafios do tratamento contra o câncer.

Palestras e roda de conversa fizeram parte da programação, além de oferecer ações de cuidado e beleza, como massagem e maquiagem, contribuindo para a autoestima dessas mulheres.

“Nós reunimos o grupo mensalmente para um momento de escuta acolhedora. É aqui que as mulheres se sentem à vontade para compartilhar experiências e recebem apoio umas das outras, motivo pelo qual nós continuamos nos empenhando nessa ação tão importante”, disse a secretária da Semul, Rosângela Perecini.

Abrindo o encontro, o grupo participou de um exercício proposto pela chefe de Divisão de Políticas para a Mulher, Juliana Rocha. Durante a atividade, as participantes foram conduzidas a reflexões sobre conquistas individuais, ressaltando o sentimento de gratidão. Para complementar o momento a parceira Valdirene Cardoso esteve na reunião para uma apresentação de canto, passando a mensagem de perseverança.

Após, a psicóloga Keren Amaral, que também atua no “Projeto Pérolas”, participou da ação abordando o verbo “esperançar”, que evidência, ainda mais, o sentimento de “ter esperança”. “Hoje, além de trabalharmos o luto, vamos evidenciar o verbo esperançar, mas não como uma esperança passiva, mas uma esperança ativa, com ações e gestos de autocuidado”, ressaltou Keren.

Durante a reunião, após as apresentações, também foram oferecidos alguns serviços proporcionados por empresas parceiras e profissionais voluntários, como maquiagem, com uma equipe da rede de lojas Princesa Cosméticos; distribuição de kits capilares, com uma equipe da marca Lowell; e massagens, por AmaroTerapias.

O próximo encontro do grupo será no dia 18 de março, às 14h, no Sorocaba Clube. As interessadas poderão contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!” e celulares que não são mais utilizados para o programa Conecta Elas.

A Secretaria da Mulher está localizada na Av. Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone: (15) 3218-6129 ou e-mail: [email protected].