ENTRETENIMENTO

Funjope fortalece parcerias com o Ministério da Cultura

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, se reuniu, nesta quarta-feira (4), com o Cassius Antônio da Rosa, secretário executivo adjunto do Ministério da Cultura (MinC) para discutir os planos de cultura de João Pessoa para o ano de 2026. Marcus Alves   cumpriu, ao longo desta semana, uma intensa agenda de reuniões de trabalho em Brasília, junto ao MinC, com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais e ampliar o diálogo sobre políticas culturais para a Capital.

“Hoje apresentei todo o nosso plano de cultura para este ano, as políticas de cultura que a gente está desenvolvendo em João Pessoa, com ênfase na questão da política nacional de Aldir Blanc e dos nossos editais, da Feira de Literatura do Extremo Oriental”, destacou Marcus Alves.

Segundo ele, também foram apresentados os resultados, as pesquisas do Festival Forró Verão, que está na sua terceira edição e do Festival do Celebra João Pessoa, além do Réveillon e os dados levantados nas últimas pesquisas sobre o desempenho da cidade de João Pessoa do ponto de vista da economia criativa. “Foi uma reunião muito produtiva na qual acertamos alguns empenhos, alguns trabalhos da parceria do Ministério da Cultura com a Prefeitura de João Pessoa”.

O diretor executivo da Funjope participou de reunião com a equipe da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, com Fábio Perinotto, reunindo diretores, assessores e representantes ligados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e ao Sistema Nacional de Fundos. O encontro teve como foco a construção de parcerias e o alinhamento de ações conjuntas entre o Governo Federal e a Funjope.

A agenda de trabalho incluiu, ainda, reunião com o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba. O encontro foi destacado por ele como estratégico para o fortalecimento da relação entre o MinC e a Funjope. “Um encontro importante para fortalecer parcerias entre o Ministério e a Funjope”, afirmou Piúba.

Marcus Alves destacou que na pauta foram discutidos projetos estruturantes da Funjope, com ênfase na Feira de Literatura do Extremo Oriental, que está sendo construída em parceria com o grupo Sol Maior e tem previsão de realização ainda este ano. Além disso, o encontro abordou a consolidação de novas parcerias e o fortalecimento da Política Nacional Aldir Blanc, bem como a atualização do Fundo Municipal de Cultura, reforçando o compromisso com a ampliação e o fortalecimento das políticas culturais em João Pessoa.