ENTRETENIMENTO

Operações conjuntas da GCM reforçam a segurança em Campo Grande – CGNotícias

As operações conjuntas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) têm fortalecido a segurança em Campo Grande e apresentado resultados expressivos no combate à criminalidade. Nos últimos oito meses de 2024, foram realizadas mais de 90 ações estratégicas que resultaram na apreensão de drogas, armas, fios de cobre, além de contribuir significativamente para a redução de crimes na cidade.

De acordo com a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), entre 5 de abril e 19 de dezembro, a GCM, em parceria com a Gerência de Segurança Corporativa dos Correios e a Superintendência de Inteligência da Guarda Civil Metropolitana, executou mais de 62 operações integradas. Essas ações conjuntas resultaram na apreensão de mais de 300 kg de drogas, incluindo maconha, cocaína e drogas sintéticas. Além disso, foram confiscados produtos como cigarros eletrônicos, anabolizantes e armas de fogo, causando um prejuízo superior a R$ 9 milhões para o crime organizado. Para algumas dessas apreensões, a GCM utilizou cães farejadores para identificar os produtos ilícitos.

A maior parte dos itens apreendidos era proveniente da região de fronteira do Estado e tinha como destino diversas cidades do Brasil.

É importante destacar que a GCM atua em parceria visando contribuir com outras forças de segurança do Estado, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da Capital. Exemplos dessas colaborações são as operações Ferro Velho e Saturação, realizadas em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Essas ações, de caráter preventivo e repressivo, têm como objetivo combater crimes como a venda de materiais oriundos de furtos e o tráfico de drogas.

Outro grande desafio enfrentado pela GCM em Campo Grande é o uso de linhas com cerol, que causam acidentes e, em alguns casos, até mortes. De janeiro a dezembro de 2024, foram apreendidas 398 pipas com cerol, 310 carretéis e 280 linhas chilenas. Durante as operações, 263 pessoas foram abordadas. Em blitzes realizadas no período, 248 veículos foram fiscalizados e seis deles acabaram removidos.

A Operação Ferro Velho é realizada diariamente por meio de patrulhamentos. Em 2024 foram 31 ações de fiscalizações, mais de 40 estabelecimentos vistoriados, oito autos de infração, três conduções à Delegacia, 1500 kg de materiais apreendidos, e mais de 250 atendimentos contra furtos de fios.

A última grande apreensão, registrada em janeiro deste ano, resultou no confisco de 730 kg de cobre e no fechamento de um ferro-velho que recebia materiais provenientes de furtos.

“Os resultados que estamos alcançando mostram o compromisso da Prefeitura de Camo Grande, por meio da Guarda Civil Metropolitana e da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, com a proteção e a segurança da nossa população. As operações conjuntas não apenas coíbem o crime organizado, mas também geram um impacto direto na redução da criminalidade em Campo Grande. Seguimos integrando esforços com outras forças de segurança para garantir um ambiente mais seguro para todos, combatendo desde o tráfico de drogas até o uso de materiais perigosos como as linhas de cerol, que colocam vidas em risco”, enfatiza o secretário de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra parte dos integrantes da CGM em pé em frente a viaturas posicionadas no estacionamento do Paço Municipal. A foto interna mostra produtos ilícitos apreendidos na operação em conjunto com os Correios e a última imagem mostra a Operação Ferro-Velho e produtos apreendidos.