A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Vigilância Sanitária, em parceria com o NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas realizou na quinta-feira (22) o ‘I Workshop Microrregional de Vigilância Sanitária’, no município.
Conforme o gerente de Apoio ao Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, Matheus Moreira Pirolo, o objetivo do workshop foi fortalecer as ações das Vigilâncias Sanitárias municipais na Rota da Celulose.
“A Rota da Celulose é de significativa importância econômica e ambiental para a nossa região, e, como tal, é fundamental que nossas vigilâncias sanitárias estejam bem preparadas e alinhadas para enfrentar os desafios específicos desta área. Neste sentido, nosso workshop visa promover uma troca rica de conhecimentos e experiências entre os profissionais envolvidos, aprimorar nossas práticas e estabelecer estratégias eficazes para a proteção da saúde pública”, explicou Matheus.
Para a coordenadora do NEPS de Três Lagoas, Jamila de Lima Gomes, o workshop ofereceu aos participantes uma visão ampla e detalhada dos principais desafios e estratégias de atuação na área. “O conhecimento compartilhado pelos profissionais da SES é fundamental para aprimorar os processos de trabalho”, comentou.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Três Lagoas, Christovam Tabox Bazan, destacou que o evento foi essencial para qualificar e esclarecer dúvidas dos profissionais e agentes de fiscalização presentes.
“Foi uma oportunidade valiosa para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e esclarecer questões práticas que são essenciais para o desempenho eficiente das nossas funções. As discussões aprofundadas e os temas abordados proporcionaram uma base sólida para enfrentar os desafios diários e fortalecer nossas ações em Vigilância Sanitária”, afirmou Bazan.
Durante o workshop, foram discutidos temas como processo administrativo sanitário e documentação legal de fiscalização, gerenciamento do risco sanitário, protocolos de enfrentamento aos cigarros eletrônicos e inspeção e monitoramento de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).
O evento contou com a participação de mais de 30 profissionais de Vigilância Sanitária da região do Bolsão e da Costa Leste do Estado, abrangendo os municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação