ENTRETENIMENTO

Bailarinos da Companhia de Dança de João Pessoa se apresentam em Festivais de Goiás e Joinville

Os bailarinos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa estão alçando voos cada vez mais altos. No próximo mês de julho, eles participam de dois importantes eventos, o Festival Internacional de Dança de Goiás e o Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que a Companhia Municipal de Dança, criada três anos atrás, tem se mostrado extremamente competente do ponto de vista artístico e estético em todos os lugares por onde passa.

Ele lembra que, recentemente, os bailarinos estiveram no Festival de Fortaleza e foi um sucesso. Também já estão selecionados para os festivais de dança de Goiás e de Joinville. “Isso mostra o acerto da nossa política de valorização da dança na cidade que, evidentemente, não se resume à Companhia Municipal de Dança, mas tem na Companhia um grande instrumento para sua valorização”, destaca.

“O projeto da Prefeitura de João Pessoa mostra que a dança na cidade tem uma potencialidade muito grande. Já fizemos várias mostras de dança, grandes espetáculos na cidade e agora nossos bailarinos começam a ganhar o território nacional com muita firmeza e muito charme na dança e nas coreografias”, acrescenta Marcus Alves.

Goiás – Para o Festival Internacional de Dança de Goiás foram selecionados cinco bailarinos. Aline Ferreira, Ana Maria Barroso, Gabriel Morais, Lyedson Fidelis e Maxwell Araújo se apresentam na próxima terça-feira (2), em Goiânia.

“Eles foram pré-selecionados através de vídeo com pontuação altíssima, representando nossa Companhia nesse grandioso festival, com a possibilidade de ganhar prêmios e bolsas para participar de companhias internacionais”, comemora a bailarina Stella Paula Carvalho, que está à frente da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa.

Ela ressalta que esta será a estreia da Companhia no Festival de Goiás. “Estou confiante de que faremos uma apresentação tão maravilhosa quanto a que realizamos recentemente em Fortaleza, que foi um sucesso incrível”, diz.

A Companhia de Dança esteve na Capital do Ceará na quarta-feira (26), como grupo convidado, para a noite de abertura do Festival Nacional de Dança de Fortaleza (Fendafor). O evento contou com diversas companhias convidadas, incluindo uma de Goiás e outra do Rio de Janeiro.

A apresentação da Companhia incluiu o Grand Pas Chamas de Paris, com os bailarinos Gabriel Morais e Maria Luiza Pires, que foram ovacionados pelo público. Também apresentaram a coreografia contemporânea ‘Cordel’, de Evana Arruda, e ‘Tempo Ramor’, uma coreografia de jazz do renomado coreógrafo Lucas Mendes.

Stella Paula Carvalho ressalta que a coordenadora do evento em Fortaleza enviou uma mensagem parabenizando a todos, destacando especialmente a Prefeitura de João Pessoa por acreditar e fomentar a dança na cidade, elevando o nível dos bailarinos. “Embora tenhamos apresentado um solo no Festival de Joinville no ano passado, nossa expectativa cresceu muito este ano com a aprovação de mais três trabalhos e dois bailarinos. Estamos certos de que faremos uma apresentação memorável”, pontua.

Para a coordenadora da Companhia de Dança de João Pessoa, o apoio da Prefeitura de João Pessoa é fundamental. “Assim, temos a oportunidade de mostrar ao mundo nossos talentosos bailarinos, muitos dos quais vêm do projeto Bolshoi apoiado pela Prefeitura. É um trabalho que enche nossos conterrâneos de orgulho”, enfatiza.

Joinville – De 13 a 28 de julho, os bailarinos Gabriel Morais e Lyedson Fidelis participam do Festival de Dança de Joinville. “Lá eles têm grandes chances de se destacar entre os melhores do Brasil”, espera Stella Paula Carvalho.

No ano passado, Gabriel Morais conquistou o terceiro lugar no clássico de repertório, competindo com dois bailarinos residentes no exterior. “Foi um feito notável para nosso talentoso bailarino residente”, lembra Stella Paula.