ENTRETENIMENTO

Saae/Sorocaba conclui muro de arrimo em córrego e reconstrução de via no bairro Ipanema das Pedras – Agência de Notícias



27 de maio de 2024

10:05

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) finalizou, no último fim de semana, as obras de implantação de muro de arrimo no entorno da travessia do córrego localizado na Rua Laura Maiello Kook, no bairro Ipanema das Pedras, Zona Oeste do município. Parte da via também foi reconstruída e ganhou novo pavimento.

As intervenções tiveram início na primeira semana de abril deste ano, com previsão inicial de 45 dias para conclusão, cujo prazo acabou sendo antecipado. A construção do muro de arrimo foi executada tendo em vista as fortes chuvas ocorridas em janeiro passado, as quais ocasionaram o desbarrancamento dos taludes, nas proximidades da Represa do Ipaneminha.

Imediatamente após as chuvas, ainda em janeiro, equipes da autarquia iniciaram os trabalhos de estabilização dos taludes, sendo que todos reparos das instalações foram finalizados em março, antes da edificação do muro de contenção.

O muro de arrimo, também conhecido como “gabião”, é formado por tela do tipo “gaiola”, arame galvanizado e pedra marroada, para conter e prevenir o deslizamento do talude do córrego em uma extensão total de metros 60 metros por, aproximadamente, cinco metros de altura.

Em paralelo, foram construídos novos dispositivos de drenagem, contando com tubulações de concreto armado e bocas de lobo. Na sequência, trabalhos de restruturação de calçadas e implantação de grama.

E, também em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e a Secretaria de Mobilidade (Semob), houve a pavimentação asfáltica, implantação de sinalização viária e demais obras de acabamento.

A equipe da autarquia continua atenta a todos os córregos que atravessam o município, nos quais são realizados regularmente serviços de manutenção e limpeza, para que o escoamento das águas ocorra da forma mais livre possível, no intuito de combater possíveis cheias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *