Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração da estagiária Agata Sales
São José dos Campos é a cidade da Educação, que investe também na capacitação de professores, com ações inovadoras como a Escola de Formação do Educador (EFE) e a Biblioteca do Professor.
Todos os professores da rede de ensino municipal irão receber, até maio, obras atuais sobre educação e práticas inovadoras. A entrega dos livros é organizada pela equipe da EFE junto aos gestores das unidades escolares.
O programa, instituído pela Lei Nº 10.786 de 20 de outubro de 2023, acontece pelo terceiro ano consecutivo. O objetivo é subsidiar os programas de formação continuada e proporcionar acesso a fontes qualificadas de pesquisa para os professores.
Equipes da Secretaria de Educação e Cidadania, das escolas infantis e do Ensino Fundamental poderão receber até cinco livros, com assuntos variados como: ensino híbrido, práticas inovadoras, interações de leitura, escrita e matemática, entre outros.
“Encorajamos os professores a explorar esses livros, utilizando todas as estratégias de leitura que temos estudado no HTC (Horário de Trabalho Coletivo) desde o ano passado. Acreditamos que esses materiais irão colaborar com as práticas diárias na sala de aula, tornando as abordagens pedagógicas ainda mais dinâmicas e eficazes”, explica Thais Campos, diretora da EFE.
Em 2024, mais de 20 mil livros serão entregues aos educadores. O acervo recebeu 40 novos títulos que irão circular por toda a rede de ensino municipal, enriquecendo ainda mais o trabalho pedagógico.
Entre as obras selecionadas, se destacam “Mentes sem Barreiras”, que busca promover uma abordagem mais inclusiva e criativa ao ensino, expandindo os horizontes de nossos alunos, e também “Aprendizagem Invertida: Como Resolver o Problema do Dever de Casa”, uma fonte de estratégias para enfrentar esse desafio de forma eficaz.
Valorização
Para Regina Dias, professora da turma do Pré 1 na Emei Profª Jane Palumbo, no Dom Pedro, este investimento tem um impacto direto na educação das crianças. “A Biblioteca do Professor é muito interessante para nós, pois encontramos nestes livros novas fontes de inspirações para as aulas, especialmente na introdução à alfabetização”, afirmou.
Professora Regina Dias exibe os livros que recebeu | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Já a professora Silvana Mendes, também do Pré 1, ressalta a importância do material na sua formação e na formação: “Eu acredito que é fundamental na minha prática pedagógica, como ferramenta de pesquisas e novos conhecimentos. Assim, tenho mais propriedade para aplicar os conteúdos em sala de aula”, disse.
“Gostei muito dos títulos deste ano, acredito que um professor mais capacitado possa contribuir ainda mais com o futuro das crianças”, completou Silvana.
Silvana está ansiosa para iniciar as leituras | Foto: Adenir Britto/PMSJC
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania