NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Emater-MG conquista 2º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio da Globo Rural

Qui 30 novembro 2023 12:35 atualizado em Qui 30 novembro 2023 12:44

Emater-MG conquista 2º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio da Globo Rural

Premiação ocorreu na quarta-feira, em São Paulo, e reuniu representantes das 500 maiores empresas do setor

A Emater-MG se classificou em segundo lugar na categoria Serviços Agropecuários, no Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela Globo Rural, em parceria com a Serasa Experian. A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (29/11),em São Paulo. No evento, a empresa foi representada por seus diretores Administrativo, Cláudio Augusto Bortolini, e de Infraestrutura, Vitório Alves de Freitas.

Emater / Divulgação

No prêmio, a seleção das empresas é feita por meio de uma rigorosa pesquisa, conduzida pela Serasa Experian, que leva em conta as demonstrações contábeis (receita líquida, rentabilidade, endividamento, entre outros) e os questionários e relatórios sobre responsabilidade socioambiental. O resultado em cada setor de atividade, será determinado com base nos pontos obtidos pelas empresas, em cada um dos dois quesitos de avaliação.

A análise dos dados financeiros tem peso de 70% na nota final e dos índices de responsabilidade Socioambiental, de 30% da nota final. “O prêmio tem como concorrentes as principais empresas do agronegócio brasileiro em 21 categorias. A Emater-MG participou na categoria Serviços Agropecuários. Essa premiação significa muito para nós, pois mede a eficácia da empresa do ponto de vista contábil, financeiro e como ela está se inserindo no mercado perante outras empresas. Então significa que ela está bem gerida e no páreo entre as 500 maiores empresas do setor. É muito importante podermos ter esse reconhecimento através da equipe da Globo Rural”, argumenta Cláudio Bortolini.

Décadas de trabalho

A Emater-MG é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e comemora, no dia 6/12, 75 anos de trabalho na extensão rural mineira, colhendo resultados robustos. Atualmente, a empresa tem convênio com 811 municípios do estado, mais de 94% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 350 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. De novembro a outubro, foram cerca de 2,7 milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações.

Na agenda ambiental, a Emater–MG desenvolve diversas ações no estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental. A empresa também atua ao lado das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, em ações de recuperação das sub-bacias hidrográficas de Minas Gerais como o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e aderiu ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um importante impulso para o crescimento da empresa no último ano foi a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que tem beneficiado mais de 3 mil escolas e 16 mil agricultores familiares. Em 2021, a Emater-MG foi a empresa vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio 2021, da Globo Rural e Editora Globo, na categoria Serviços Agropecuários.

Anuário do Agronegócio

Na cerimônia, a Globo Rural lançou mais uma edição do Anuário do Agronegócio, que contém rankings e indicadores financeiros das 500 maiores empresas do setor, com cortes por região e estado. A Epamig, empresa também vinculada à Seapa, foi classificada em terceiro lugar na categoria Serviços Agropecuários.

No anuário, estão reportagens sobre as empresas campeãs do Prêmio Melhores do Agronegócio 2023. “É importante a participação da Emater-MG neste evento, que dá visibilidade para o cenário nacional agropecuário. Traz as inovações, as tendências que estão surgindo, as grandes lideranças do segmento. Enfim, é um lugar que reúne aqueles que pensam o agro, a agricultura familiar e toda cadeia produtiva do setor. É muito gratificante ter esse reconhecimento e ver a engrenagem como um todo. Temos de pensar em inovar sempre”, salienta Vitório Freitas.

outras notícias