Ter 21 novembro 2023 20:30 atualizado em Ter 21 novembro 2023 20:32
Governador participa da formatura de jovens lideranças em atuação política
Destaques recebem capacitação e mentorias de carreira
Cristiano Machado / Imprensa MG download da imagem
O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (21/11), da formatura do Programa Liderança 2023, que tem como objetivo formar e capacitar jovens de 15 a 29 anos para se tornarem lideranças e impactar positivamente a sociedade. A ação é desenvolvida pela vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia, e busca também ensinar aos jovens sobre noções políticas e mentoria de carreira.
O objetivo do programa é promover momentos de aprendizado para jovens que querem ser lideranças de alto impacto, usando a experiência de especialistas e referências do mercado. Está é a terceira edição do curso, que já formou mais de cem jovens.
O governador elogiou a ação que promove a formação de jovens para a atuação política. “As pessoas precisam ver a política como algo para somar para a sociedade e não como uma maneira de enriquecer. Eu sempre recomendo que qualquer pessoa interessada em política precisa, primeiramente, ter uma qualificação para exercer uma profissão e nunca depender somente de uma eleição para ter uma carreira. Acredito que isso é fundamental, pois ninguém tem garantia de que vai vencer uma eleição”, disse o governador.
Processo seletivo
Os participantes do programa são escolhidos por meio de processo seletivo. Os jovens selecionados participam de encontros de formação, conversam com convidados especiais e recebem a mentoria focada no perfil de cada participante.
A ideia é incentivar o autoconhecimento de cada líder e incentivá-lo a correr atrás dos seus sonhos e objetivos. O projeto também proporciona a oportunidade de o jovem estar em contato com a política municipal, conhecer o Poder Legislativo da cidade e despertar o interesse pelo setor público.
“Cursos como este são muito bons, pois a pessoa tem a oportunidade de aprender como é a estrutura do Estado. E muitas vezes a população não tem noção de como funciona o Legislativo, o Judiciário, o Executivo, o Ministério Público, etc. É bom ter essa noção, porque o resultado é uma contribuição muito maior e também um retorno maior para a sociedade”, afirmou o governador.