A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um homem, de 38 anos de idade, por tentativa de furto a uma casa na região central de Sorocaba, às 2h20 deste domingo (24). O imóvel estava vazio e o suspeito, natural de Umuarama (PR) e que era procurado pela Justiça, foi localizado tentando esconder-se na laje.
No momento em que os guardas chegaram ao local, souberam, por meio de vigias, que não morava ninguém na residência e que havia uma luz acesa. A proprietária do imóvel, uma aposentada de 64 anos de idade, que acionou a GCM, via fone 153, compareceu ao local e permitiu a entrada dos guardas, para fazer uma vistoria.
Eles constataram, de fato, uma luz acesa e acharam uma caixa de madeira, cheia de objetos e próximo à porta da copa, pronta para ser levada. Havia também sinal de invasão, pois uma janela e sua grade estavam danificadas. Porém, inicialmente ninguém foi localizado.
Após identificar um acesso à laje, com uma escada, os GCMs acessaram essa parte da casa, para dar prosseguimento às buscas. Então, encontraram o suspeito, que tentava se esconder sob um amontoado de panos. Ele se entregou aos guardas e admitiu estar ali para cometer o furto. Contou, ainda, que entrou na casa pulando o muro, depois rompeu a grade e a janela, além de desprender uma porta do batente, para ter acesso ao interior da casa.
O caso foi apresentado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte, onde a autoridade de plantão determinou o indiciamento e a prisão em flagrante do homem, ficando ele à disposição da Justiça. Ele era procurado por crime, com base no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento, que é produzir, carregar ou reciclar, sem autorização legal, ou adulterar munição ou explosivo. A pena é de três a seis anos de reclusão e multa.