Campus Votuporanga ganha laboratório maker
Espaço composto por dois ambientes foi inaugurado na noite desta quinta-feira (21)
O Campus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) acaba de ganhar o LabIFmaker, um laboratório voltado para o ensino e a pesquisa tecnológica, inaugurado na noite de ontem (22) com a presença de estudantes, servidores e comunidade.
O espaço é composto por dois ambientes pensados de forma a agregar todas as tecnologias próximas e ao mesmo tempo permitir a colaboração entre as pessoas, que é um dos pilares do movimento maker. Na primeira sala, há equipamentos de corte laser, uma router cnc, plotter de impressão e recorte, bem como ferramentas manuais, bancadas, ferramentas elétricas para trabalho em madeira, eletricidade, etc. Já na segunda, embora pensada como uma sala de aula, no seu entorno, há muitos equipamentos para trabalhos em eletrônica como estações de solda, ressolda, osciloscópios, fontes de bancada, kit de Arduino, além de impressoras 3D e computadores que serão utilizados no desenvolvimento dos projetos.
O coordenador do LabIFmaker, professor Ricardo de Carvalho, explica que atualmente é muito importante que escolas e universidades incorporem tecnologias de ponta na grade de seus cursos, e a inauguração do laboratório torna isso possível, já que permitirá o acesso a essas tecnologias, tanto por meio dos cursos que podem ser abertos em breve quanto pelo simples fato de permitir que a comunidade possa visitar, conhecer e até mesmo usar o novo espaço. “Estaremos sempre de portas abertas para quem quiser conversar ou aprender conosco sobre novas tecnologias”.
Para Ricardo, com o espaço aberto durante o ano todo e a bandeira maker plantada no Instituto Federal de Votuporanga, a comunidade maker da cidade vai passar a utilizar o local e estabelecer novos contatos. “Acredito que conseguiremos levantar muitas perguntas na cabeça das pessoas, e juntos, vamos responder a todas elas. A curiosidade é inerente ao ser humano, e ambientes assim fornecem a tecnologia para transformar a curiosidade em inovação”.
O diretor-geral do campus, Ricardo Teixeira, esclarece que foram investidos mais de R$ 370.000 no laboratório que, segundo ele, é um local muito importante na disseminação de tecnologia no município. Presente na inauguração, o pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, na ocasião representando o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, lembrou que atualmente já são 22 labmakers instalados no Instituto, e que a meta até o final da atual gestão é que todos os campi da instituição tenham um espaço como o que acaba de ser inaugurado em Votuporanga.