Sorocaba

Brasil vence a Copa das Nações de Futsal 2023 com festa da torcida na Arena Sorocaba lotada neste domingo (17) – Agência de Notícias

Seleção Brasileira sagrou-se campeã invicta na competição, em Final contra a seleção do Irã e que contou com as presenças do prefeito Rodrigo Manga, do craque Falcão, além de outras autoridades e personalidades.

Muita alegria e empolgação rolaram na Final da Copa das Nações de Futsal 2023, torneio internacional realizado em Sorocaba, a partir das 10h deste domingo (17), na disputa decisiva entre Brasil x Irã, contando com a animação do público, que somou mais de 4.200 pessoas nas arquibancadas da Arena Sorocaba.

O torneio envolveu as seleções do Brasil, Irã, Paraguai, Colômbia, Arábia Saudita e Japão e tornou Sorocaba o epicentro da atenção mundial de todos que torcem pelo Futsal.

A Copa das Nações de Futsal 2023 é realizada pela TFW Marketing Esportivo, agência oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

A Final contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, dos secretários de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; da Sequav, Vitor Hugo Tavares; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo, além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Fábio Simoa e Fausto Peres. Entre as personalidades do Futsal, o destaque ficou com a presença do craque Falcão, bicampeão mundial na modalidade e ídolo internacional. Ele, inclusive, encerrou sua carreira em quadra jogando no Magnus Futsal Sorocaba, time que representa o município em competições oficiais e recebe o apoio da Prefeitura de Sorocaba.

“É uma alegria muito grande vermos Sorocaba sediando a Copa das Nações, um evento internacional de grande importância e que chama a atenção do País e do mundo todo para a nossa cidade. Isso só engrandece o nosso esporte e aumenta o orgulho do povo sorocabano”, falou o prefeito Rodrigo Manga.

O placar vantajoso para o Brasil, desde a primeira etapa, no entanto, não escondeu o equilíbrio do jogo. A vice-campeã, a seleção do Irã, se mostrou, desde o princípio, um time aguerrido, que não se encolheu diante do adversário e partiu para o ataque em todas as oportunidades. Já, o Brasil se mostrou superior quase todo o tempo e não desperdiçou as chances mais claras de gol, finalizando essas jogadas, sempre com muita categoria. Foi uma partida que prendeu a atenção do público do princípio ao fim. A torcida, além disso, foi participativa e procurou empurrar a seleção brasileira nos momentos mais difíceis da disputa.

Marcaram para o Brasil os jogadores Pito (2 gols), Rafa Santos e Matheus. Enquanto, para a seleção do Irã, balançaram as redes Saeed Ahmad Abbasi e Mojtaba. O brasileiro Pito também ficou com a chuteira de ouro, escolhido o melhor jogador da competição.

Em terceiro lugar na competição, ficou a seleção do Paraguai, após vencer o Japão por 7×3, na Semifinal. O torneio também serviu como preparação para a Copa do Mundo de 2024, que será disputada no Uzbequistão, de 14 de setembro a 6 de outubro.

“A Copa das Nações 2023 foi um sucesso, em termos de público, de competitividade e de solidariedade. Recebeu, com muito respeito, as seleções de outros países. E estar com a seleção brasileira sendo campeã em nossa cidade foi muito especial e torna cada vez mais forte o nome de Sorocaba no Futsal, que está sendo, hoje, ao sediar essa competição, a capital mundial da modalidade. Temos, também, o time Magnus Futsal Sorocaba, que vem fortalecendo, cada vez mais, seu nome no cenário esportivo e levando consigo o nome da nossa cidade”, comentou o secretário da Sequav, Vitor Hugo Tavares. E completou: “parabéns também à toda a equipe da Sequav e demais secretarias envolvidas, pelo comprometimento com a competição e que vêm tendo com o esporte, de maneira geral”.

Outro momento emocionante ocorreu durante o intervalo da partida, quando o ex-jogador Falcão, ao lado do prefeito Rodrigo Manga, foi chamado para deixar os seus pés gravados na calçada da fama da Arena, inaugurada justamente com essa homenagem.

“É sempre bom reviver os bons momentos que vivi aqui, nesta Arena, que é maravilhosa! A torcida também compareceu em peso e fez uma grande festa. É bom relembrar quando, lá trás, trouxe o projeto para Sorocaba, junto com o Fellipe, e agora poder ver que o Futsal, aqui, virou uma realidade. Competições dessa magnitude só valorizam a cidade, que está sendo mostrada para o Brasil e para o mundo inteiro. Parabéns a todos os envolvidos”, concluiu o craque Falcão.

Fotos: Michelle Alves/Secom