Sorocaba

Alunos do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” recebem a Seleção Brasileira de Futsal participante da Copa das Nações nesta sexta-feira (15) – Agência de Notícias

Alunos da Escola Municipal “Professora Maria de Lourdes Ayres de Moraes”, no Jardim Santa Marina, receberam, nesta sexta-feira (15), a ilustre visita da Seleção Brasileira de Futsal, participante da Copa das Nações de Futsal 2023, por meio das atividades do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, realizado pela Secretaria da Educação (Sedu) da Prefeitura de Sorocaba.

A ação contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, da secretária de Educação, Marlene Leite, do secretário de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares, além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e da diretora da unidade escolar, Mariana Miranda de Freitas.

A escola foi toda revitalizada pelo Município, por meio do programa “Escola Linda de Verdade”, com serviços de pintura, manutenção do telhado e de iluminação, entre muitos outros, e a reabertura da quadra poliesportiva culminou com a visita especial da Seleção Brasileira de Futsal. Lá, os jogadores realizaram um circuito de treinamento técnico de Futsal com os mais de 30 alunos do Ensino Fundamental da unidade escolar, que participam das aulas de futsal ofertadas pelo projeto no contraturno.

Além dessas crianças, mais de 450 alunos da escola tiveram a oportunidade de conhecer grandes nomes que representam o País no Futsal. A iniciativa buscou promover a integração entre alunos e atletas profissionais, incentivando a prática esportiva e reforçando o direito do esporte para todos, principalmente neste momento da formação cidadã dos pequenos.

Além do circuito de treinamento técnico de Futsal, os jogadores da Seleção Brasileira também conversaram com os estudantes, deram autógrafos e tiraram fotos, dando atenção e carinho às crianças, em uma rica troca de experiências. O clima de alegria aumentou ainda mais com a chegada do prefeito Rodrigo Manga, que também conversou, tirou fotos e brincou com as crianças. “É uma alegria muito grande estar aqui, hoje, e ver a empolgação dessas crianças com essa atividade tão especial, uma oportunidade única oferecida pelas Secretarias de Educação e de Esporte. Só temos a agradecer à Seleção Brasileira por essa visita”, afirmou o prefeito.

O treinador da Seleção Brasileira de Futsal, Marquinhos Xavier, destacou a alegria e a empolgação dos alunos. “Nem na Arena Sorocaba tivemos tanto agito como aqui. Isso só nos motiva e impulsiona. Quero, ainda, fazer uma saudação especial aos profissionais dessa escola, pelo papel importante que desenvolvem com as crianças. Quero dizer a vocês que todos esses atletas tiveram sonhos parecidos com o de vocês e que, se vocês conhecessem a história de cada um, iriam se identificar. Estamos muito felizes em estar nesta cidade, que nos acolheu tão bem e, estar aqui, hoje, é uma forma singela de retribuir todo esse carinho”, afirmou Marquinhos.

“É uma grande alegria recebê-los em nossa escola. O Esporte tem papel fundamental na vida e na formação do cidadão. Agradeço a presença de todos vocês aqui, que inspiram a nossa garotada com muita maestria”, afirmou a secretária da Educação, Marlene Leite.

“Uma ação, como essa, é extremamente importante, pois é fundamental que o Esporte e a Educação caminhem sempre juntos, visando à formação cidadã das nossas crianças, incentivando a prática da atividade esportiva e a promoção da saúde”, enfatizou o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares.

O ala Arthur Guilherme, que joga no Benfica (Portugal), é um dos atletas da Seleção Brasileira de Futsal que esteve na Escola Municipal “Professora Maria de Lourdes Ayres de Moraes” para interagir com os alunos do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”. “Foi uma experiência incrível. Interagir com as crianças, que são o futuro do nosso Brasil, é de extrema importância. Foi muito gratificante receber todo esse carinho de todos eles, pode ter certeza”, declarou o jogador.

Um dos alunos do “Eu Pratico”, Caíque Moraes dos Santos, de 11 anos, do 5º ano D, sonha em ser jogador de Futsal e foi uma das crianças a ter a oportunidade de ter esse contato tão próximo com os atletas da Seleção Brasileira. Ao final do evento, ele pôde conversar com os jogadores. “Eles falaram para eu seguir meu sonho de ser jogador, que eu não posso parar nunca e que, com certeza, um dia também jogarei pelo Brasil”, contou Caíque, que treina Futsal desde os seis anos, com brilhos nos olhos.

Para o professor de Educação Física da unidade, Eduardo Santos Ribeiro, esse momento foi inesquecível, mágico e eterno. “Os nossos alunos tiveram a oportunidade de estar com os jogadores da Seleção Brasileira de Futsal, vivenciando atividades, fundamentos, praticando jogo, demonstrando como o esporte pode mudar a vida de cada um, além de realizar o sonho de estar com um atleta profissional e de sonhar de estar, no futuro, ao lado dele. Ao mesmo tempo, os jogadores vivenciaram o esporte educacional, conversando, de forma muito carismática, com todas as crianças. Agradeço a todos, desde a gestão escolar, a gestão do projeto e à Prefeitura de Sorocaba, que fizeram esse momento acontecer e que será marcante na vida de todos os nossos alunos”.

No momento, 24 unidades escolares recebem aulas extras por meio do projeto “Eu Pratico”, com a participação de 28 professores de Educação Física e beneficiando, aproximadamente, 1.400 alunos da rede municipal. As aulas acontecem no contraturno escolar e os estudantes ainda são atendidos com mais uma refeição, o que igualmente garante a segurança alimentar e nutricional a essas crianças e adolescentes.

“O esporte atua de forma relevante também no que diz respeito à inclusão. Buscamos proporcionar o acesso ao esporte para todas as crianças, em que todos podem praticar e usufruir dos benefícios. Estamos muito satisfeitos com a adesão dos alunos, professores e, ainda, dos pais e responsáveis ao projeto”, disse o técnico pedagógico e idealizador do “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, Luís Gustavo Maganhato.