NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Secretaria de Educação aborda implementação do Novo Ensino Médio no Fórum das Juventudes Mineiras

Ter 12 setembro 2023 13:15 atualizado em Ter 12 setembro 2023 13:19

Secretaria de Educação aborda implementação do Novo Ensino Médio no Fórum das Juventudes Mineiras

Representando o Governo de Minas, diretora da pasta falou da lei que define a política de fomento às escolas do Ensino Médio em Tempo Integral

Cejuve / Divulgação

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre o Novo Ensino Médio (NEM), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) participou do Fórum das Juventudes Mineiras, promovido pelo Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais (Cejuve), nessa segunda-feira (11/9), no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de representantes do poder público, lideranças e pesquisadores da área educacional, além de estudantes da rede pública de ensino. Rosely Lima, diretora de Ensino Médio da SEE/MG, representou a pasta abordando, principalmente, a implementação da Lei n° 13.415/2017, que institui, entre outras diretrizes, a política de fomento às escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Emti). “O objetivo é contribuir para discussões e esclarecimentos sobre a implementação da lei na rede estadual de Minas Gerais junto às juventudes e em especial os estudantes da rede”, declarou Rosely. Na ocasião, a diretora reafirmou o compromisso do Governo de Minas com a aprendizagem das juventudes. “Toda contribuição visando a melhoria do processo é estudada pela equipe técnica e pedagógica com muita responsabilidade”, completou. A participação no fórum não é a única ferramenta de diálogo da atual gestão com a rede estadual de ensino sobre o tema, recentemente a SEE/MG finalizou a aplicação da Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (Pnem), com o objetivo de ouvir o maior número de estudantes, professores e gestores escolares sobre as percepções e expectativas em relação ao novo modelo. Em fase de análise, o levantamento subsidiará dados para viabilizar decisões mais assertivas e pensar estratégias que otimizem a arquitetura curricular do NEM, que está sendo implantado de forma gradual na rede estadual e que será realidade nas três etapas deste nível de ensino a partir de 2024.

outras notícias