Oitenta e seis atletas de Sorocaba, entre homens e mulheres com idade a partir de 60 anos, participarão, a partir desta terça-feira (5), da Final Estadual da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2023, em São José do Rio Preto (SP). As disputas ocorrerão até domingo (9) e reunirão as melhores equipes do Estado de São Paulo classificadas nas competições das oito regiões esportivas.
Organizados e realizados pelo Governo do Estado, os Jogos da Melhor Idade têm como intuito valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção da saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos.
“Sorocaba fez bonito na Fase Regional e tenho certeza que não será diferente na Estadual. Todos os atletas estão de parabéns. Eles são exemplos de busca por mais saúde e qualidade de vida por meio do esporte”, destaca o secretário de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares. Sorocaba ficou em primeiro lugar no JOMI, pela 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, com 248 pontos, conquistando o tricampeonato.
Na Final Estadual, a cidade contará com atletas nas seguintes modalidades: Atletismo Masculino e Feminino; Coreografia Misto; Damas Masculino e Feminino; Dança de Salão Misto; Dominó Masculino; Natação Masculino e Feminino; Tênis Masculino e Feminino; Tênis de Mesa Masculino e Feminino; Truco Masculino; Minobol (Vôlei Adaptado) Masculino e Feminino e Xadrez Feminino. A delegação de Sorocaba será composta por 86 atletas, além de seis profissionais de Educação Física e dois monitores.
A maioria dos competidores da cidade treina no Centro Esportivo do Jardim Simus, por meio de um projeto realizado pela Sequav, em parceria com a ADES (Agência de Desenvolvimento Econômico Social), e todos representam o município em competições oficiais.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, está fornecendo todo apoio às equipes, com a realização das inscrições, além de alimentação, transporte e montagem da estrutura do alojamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected].