DownloadFoto: Josue Emidio / Governo do Estado de SPGovernador Tarcísio de Freitas, no dia da coletiva do The Town, ao lado do idealizador do evento, Roberto Medina
Entre quinta (31) e sexta-feira (1), a estação República do Metrô será palco do SP Festival, uma prévia recheada de atrações e serviços que o Governo de São Paulo preparou para a estreia do megafestival The Town, no final de semana.
Além de eventos musicais e de dança, o “esquenta” na estação República (confira abaixo a programação completa) vai reunir serviços do Poupatempo, campanhas do Detran-SP e divulgação dos atrativos turísticos paulistas. A programação especial do Estado também vai oferecer reforço no transporte sobre trilhos e na segurança pública da capital entre a manhã de sábado (2) e a madrugada da próxima segunda (4).
Com público estimado em mais de meio milhão de pessoas durante cinco dias de shows com dezenas de músicos e bandas brasileiras e internacionais, a primeira edição do The Town começa nos dias 2 e 3 de setembro, no autódromo de Interlagos, na zona sul paulistana. O Governo de São Paulo estará presente de forma ininterrupta, dentro e fora do megafestival.
As ações do Governo do Estado em uma das principais estações do Metrô recomendam o uso prioritário do transporte público para ir e voltar de Interlagos com mais segurança, rapidez e conforto. Ao mesmo tempo, o SP Festival vai reforçar iniciativas importantes como cuidados com a documentação pessoal, conscientização no trânsito, soluções digitais em serviços públicos, combate ao abuso sexual e dicas de turismo na capital, no interior e no litoral.
A programação especial do SP Festival na estação República vai acontecer das 9h às 21h, tanto na quinta como na sexta. A iniciativa reúne as Secretarias de Turismo e Viagens e Políticas para a Mulher, a Prodesp – empresa de tecnologia do Estado –, o Metrô e o Detran-SP com oferta de serviços e palco para apresentação de bandas, DJs e grupos de dança, background adesivado, telão LED e painel instagramável, além de totens do Poupatempo e funcionários para orientar o acesso às opções digitais. Orientações referentes ao protocolo Não se Cale serão divulgadas por meio dos recursos audiovisuais disponíveis no espaço, reforçando o gesto de socorro e os fluxos de acolhimento às mulheres vítimas de violência em estabelecimentos.
Também para conscientizar a população, o Detran-SP adesivou vagões das linhas verde do Metrô e da esmeralda da CPTM para chamar a atenção dos usuários para o comportamento responsável no trânsito, incentivando o uso de transporte público, como o Metrô e o trem, quando fizerem a ingestão de bebida alcoólica. Os usuários são abordados por mensagens vitais de segurança viária, transmitidas pelas bandas fictícias “The S0.0brios”, “Direção Urbana”, “Próxima Parada” e “The Poupers”. As mensagens de conscientização também estarão em relógios de rua, pontos de ônibus, programas de rádio e internet, incentivando os cidadãos à escolha de alternativas de transporte público seguras, como o Metrô e o trem, quando fizerem a ingestão de bebida alcoólica.
Estande em Interlagos
Já na sexta e no sábado, o Governo de São Paulo terá um estande próprio na Cidade da Música, em Interlagos, também com atendimentos ligados ao turismo, serviços públicos digitais, trânsito seguro, orientações sobre o transporte público metropolitano e sobre o protocolo Não se Cale. A programação se estenderá durante os demais dias do festival (7, 9 e 10 de setembro).
Além disso, o Poupatempo e o Detran-SP também vão oferecer jogos interativos, para medição de quantidade de álcool no sangue. Haverá um espaço para o público descansar e acompanhar vídeos dos parques naturais do Estado, vales históricos, praias e montanhas. Este espaço da Secretaria de Turismo e Viagens também contará com um local para relaxamento ambientado como se fosse uma caverna do Vale do Ribeira, um espaço para fazer vídeos 360 com todo o cenário do festival, além de ser um excelente ponto de apoio para descansar, com serviço gratuito de massagem e tomadas para carregar o celular.
Metrô e trens 24h
Ao longo dos cinco dias de evento, todas as estações do Metrô, da CPTM e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade estarão abertas para embarque até meia-noite e desembarque do público durante 24h. A distância entre a estação Interlagos, na Linha 9-Esmeralda, e a entrada do The Town, pode ser percorrida a pé em cerca de oito minutos. O Metrô também terá equipe uniformizada nas estações de transferência para orientar o público sobre os trajetos.
O Governo de São Paulo reforça a orientação para que o público vá e retorne do megafestival usando o transporte público. As opções sobre trilhos são mais seguras, mais rápidas e evitam a ocorrência de grandes congestionamentos não só no entorno de Interlagos, mas em todas as vias principais da capital.
Policiamento reforçado
A Secretaria de Segurança Pública também prepara operações especiais para garantir a segurança do público do The Town. Aumento do efetivo na região de Interlagos e uma delegacia especial com policiais multilíngues estão entre as iniciativas das forças de segurança.
Serão cerca de 500 policiais militares, incluindo de unidades especializadas do Comando de Policiamento de Choque, Trânsito, Aviação e Corpo de Bombeiros em operação no evento. Também haverá um reforço nos atendimentos de emergência do Corpo de Bombeiros desde a estação Autódromo até os portões de acesso ao evento. A operação será auxiliada por drones e Câmeras Operacionais Portáteis (COP).
A 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) também atenderá ao público. Policiais civis e militares fluentes em idiomas estrangeiros farão o atendimento a turistas de outros países, e policiais femininas estarão de prontidão para casos de violência contra a mulher.
Regime especial para emissão de notas fiscais
A Secretaria da Fazenda e Planejamento vai conceder um regime especial para comerciantes que trabalharão durante o festival. Em vez de emitir notas fiscais a cada compra realizada, os lojistas e ambulantes poderão emitir uma única nota das operações feitas no dia anterior. O objetivo é tornar a comercialização mais ágil e diminuir as filas, desburocratizando o processo e proporcionando uma experiência benéfica e agradável para todo o público.