A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), já está recebendo as inscrições gratuitas para a edição 2023 do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais. Artistas, maiores de 18 anos, residentes há, no mínimo, dois anos na cidade, com trabalhos nas áreas de fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte, instalação, performance, objeto e escultura, podem se inscrever até o dia 28 de setembro deste ano.
O objetivo da Secretaria de Cultura é estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os mesmos, propiciando a reflexão e o aprendizado. Serão premiados até cinco trabalhos, no valor individual de R$ 5 mil. Cada artista poderá inscrever somente um trabalho original, produzido em 2022, datado e inédito.
A avaliação será feita por três profissionais da área de artes visuais, devidamente cadastrados junto à Secretaria de Cultura. A seleção das obras será realizada em duas etapas: Análise e pré-seleção, por meio do material inscrito, e Premiação, mediante exame das obras originais. Os critérios da Comissão Julgadora serão os seguintes: currículo (2 pontos); portfólio (2 pontos); proposta da obra, incluindo suas características estéticas e a solução técnica (3 pontos); e relação da obra com as questões da contemporaneidade (3 pontos).
Os artistas vencedores terão que oferecer, no prazo de até 12 meses, a partir da data da premiação, uma contrapartida à população. Já, a exposição dos trabalhos vencedores será realizada em espaço e período a serem definidos pela Secult.
Para a inscrição, os artistas visuais deverão apresentar: cópia do documento de identidade, cópia do comprovante de residência em nome do proponente (com até três meses da data de emissão), portfólio e currículo do artista, ficha de inscrição devidamente preenchida, proposta da obra com texto explicativo, ficha técnica da obra, além de uma a cinco fotos do trabalho.
As inscrições podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado na Avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no edital publicado no Jornal Município de Sorocaba (https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/) desta segunda-feira (28) ou, ainda, pelo e-mail: [email protected].