13ª Encontro de Coordenadorias de Extensão discute a cultura extensionista no IFSP
O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de junho
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PRX) realizou, entre 27 e 29 de junho, a 13ª edição do Encontro de Coordenadorias de Extensão do IFSP, na cidade de Serra Negra.
Cerca de 60 servidores de diversos campi participaram desta edição, que além de promover a interação, o encontro promoveu o contato entre as coordenadorias de Extensão dos campi (CEX) e a PRX, propiciando diálogos, trocas de experiências, compartilhamentos de práticas e momentos formativos.
A abertura contou com a apresentação musical do Coletivo de Música AfroIF. Formado a partir de ações de Extensão, coordenadas pelo CEX de Hortolândia, Henrique Nakamoto, o grupo abrilhantou o evento com um rico e animado repertório de músicas de matriz afro-brasileira.
As boas-vindas foram dadas pelo reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Nogueira Luz, e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati.
De forma articulada com o I Encontro de Formação do Plano de Desenvolvimento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD), foi realizada a apresentação de Wilson José Vieira da Costa, Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Dando continuidade à interlocução com atores sociais envolvidos na curricularização da Extensão, a mesa redonda Curricularização – Diálogos com a Sociedade buscou inspirar articulações interinstitucionais e o planejamento local da extensão. Participaram da atividade a secretária Municipal de Educação de Diadema/SP, Ana Lucia Sanches; a diretora-geral do Campus Hortolândia, Caroline Felipe Jango e a servidora da PRD e representante do Coletivo ¡Sí, yo puedo!, Rocio Quispe Yujra.
O conjunto de palestras sobre ações extensionistas demonstrou a pluralidade de temas que podem ser desenvolvidos na extensão. Articulação de diferentes setores a partir da sustentabilidade, popularização da Ciência e Tecnologia como atividades lúdicas e a construção da política de Esporte, Cultura e Lazer no IFSP foram os temas abordados pelos diretores-gerais Felipe Augusto Ferreira de Almeida do Campus Boituva, Alexandre Ataide Carniato do Campus Presidente Epitácio e Marcelo Velloso Heeren do Campus Catanduva.
Ao final do dia, o professor Adriano Maniçoba, do Campus Suzano, ministrou palestra sobre Gestão do Tempo e de Tarefas que abordou as diversas formas de otimizar a capacidade de uso do tempo de forma mais produtiva e eficiente, seja no plano pessoal ou profissional, para uma melhor qualidade de vida e redução do estresse.
Na manhã do dia 29, os CEX iniciaram suas atividades do Encontro com o professor Fredyson Cunha, do Campus São Paulo, com uma atividade de integração sensorial que, por meio de exercícios lúdicos que envolveram os sentidos do corpo em sutilezas: tato, audição, visão, percepção e cinestesia, para o desenvolvimento da confiança, o trabalho em equipe, a sintonia do grupo e o saber lidar com as diferenças.
A equipe da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), agora integrante da PRX, apresentou a Internacionalização como instrumento de desenvolvimento do IFSP. Um balanço de ações recentes revelou os desafios e alternativas para os processos de internacionalização que não se resumem à mobilidade e demandam atenção para que seja cumprida a função social da instituição.
Foram abordadas, ainda, temáticas de ações desenvolvidas pela PRX, tais como o Jovem Aprendiz e os Acordos de Cooperação (Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade), além de mudanças na gestão do Estágio Acadêmico no âmbito da reitoria.
Ao final do encontro, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, agradeceu à equipe da PRX, aos servidores dos campi e aos convidados, com destaque para os estudantes, pela participação no evento. Ele enfatizou a importância da avaliação do encontro, a ser feita pelas próprias Coordenadorias de Extensão, como forma de aprimorar cada vez mais o diálogo entre os campi e com a Reitoria, confiante para o desenvolvimento da cultura extensionista no IFSP.