Servidores da Administração Pública de Sorocaba receberam, nesta quinta-feira (22), uma capacitação sobre o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEG-M). Ministrado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), por intermédio da Secretaria do Gabinete Central (SGC) e da Controladoria-Geral do Município (CGM) da Prefeitura de Sorocaba, o treinamento realizado, nesta quinta-feira (22), no Salão de Vidro, localizado no andar Térreo do Paço Municipal, contou com a presença de profissionais das diversas secretarias, empresa pública e autarquia municipal.
A palestra foi conduzida pelo diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP) do TCE-SP, Marcos Portela Miguel, e pela responsável do IEG-M, que pertence a mesma Divisão, Márcia Harumi Hirata. Participaram também do encontro os secretários municipais Samyra Toledo (Gabinete Central – SGC) e Douglas de Moraes (Jurídico – SEJ), além do Controlador-Geral do Município, Carlos Rocco Jr., e do diretor técnico de Divisão do TCE-SP em Sorocaba, Mauro Guimarães Coam.
“Viabilizamos esse encontro para que o trabalho desenvolvido pela equipe municipal seja aprimorado, ofertando um engajamento cada vez maior nos serviços que são realizados e, consequentemente, aumentando continuamente o Índice de Efetividade de Sorocaba. Esse aperfeiçoamento, além de garantir o bom andamento das atividades públicas, assegura, ainda, sempre toda transparência das ações”, declarou a secretária do Gabinete Central.
O IEG-M, criado em 2015, é uma importante ferramenta inovadora, utilizada com o objetivo de mensurar a eficácia das políticas públicas municipais. Essa avaliação ocorre por meio de questionários disponibilizados pelo sistema do TCE-SP, que abordam sete áreas temáticas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos (Defesa Civil) e governança em tecnologia da informação.
“A iniciativa demonstra a total atenção da Gestão Pública em entregar o melhor desempenho no que diz respeito aos índices, que servem de bússola para o trabalho diário realizado no Município”, disse o secretário da SEJ.
Durante a capacitação, os representantes das secretarias presentes puderam sanar dúvidas frequentes quanto às atribuições referentes ao IEG-M. “Proporcionamos esse momento de interação, para criar uma relação com o grupo de funcionários que atuam nessa área. O Índice de Efetividade é um importante indicador de processos, que mensura a qualidade das atividades, caminhando para um bom resultado na aplicação das políticas públicas”, ressaltou o diretor da Divisão AUDESP do TCE-SP.
Fotos: Michelle Alves – Secom