A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), realiza, durante este mês de junho, ações de informação e orientação à população alusivas à campanha “Junho Violeta”, movimento mundial voltado à prevenção da violência contra a pessoa idosa.
Em Sorocaba, a iniciativa tem base na Lei Municipal nº 12.471, de autoria do vereador Cristiano Passos, que incluiu a data no calendário oficial do Município. A nova legislação propõe ações de mobilização, sensibilização e conscientização dos cidadãos sobre todos os tipos de violência que podem ser praticados contra as pessoas idosas e como preveni-los e combatê-los.
Para divulgar a campanha, o Centro de Referência do Idoso (CRI), ao lado da Coordenadoria da Pessoa Idosa, da Secid, e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realizará, na próxima segunda-feira (12), às 14h30, uma roda de conversa sobre os direitos dos idosos, com a presidente do CMPI, Dra. Renata Hebling, no CRAS São Bento. Já, na terça-feira (13), no mesmo local, também às 14h30, a assistente social do Centro de Referência do Idoso, Márcia Castanho, falará sobre o assunto, além de apresentar mais sobre o CRI e como funcionam seus trabalhos.
“Trabalhamos para que esse público tenha o respeito e apoio que tanto merece. Por isso, realizamos uma programação, em diferentes pontos da cidade, para informá-los sobre seus direitos como pessoas idosas, bem como o local e informações de como procurar auxílio do Poder Público para denúncias de violações desses direitos”, ressalta o secretário da Secid, Clayton Lustosa.
A roda de conversa segue com programação na quinta-feira (15), às 9h, no Clube do Idoso. Lá, a advogada e assessora parlamentar, mestranda em Politicas Públicas, Gabrielle Gabriel Vieira, conduzirá o bate-papo sobre “A violência contra a pessoa idosa não pode continuar”. Ainda, na quinta feira, a partir das 11h, as equipes do CRI, da Coordenadoria da Pessoa Idosa, da Secid, e do CMPI realizarão a distribuição de panfletos explicativos sobre o assunto, na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro.
No material que será distribuído à população (veja abaixo), estão descritos os tipos de violência contra o idoso que podem ocorrer e que devem ser denunciados por todo aquele que presenciar ou suspeitar de algo assim: violência física, psicológica, sexual ou patrimonial (financeira e econômica), situações de negligência, de abandono ou a discriminação em decorrência da orientação sexual, da raça ou etnia.
Roda de conversa
A abertura da campanha “Junho Violeta” em Sorocaba aconteceu nesta quarta-feira (6), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vitória Régia, que recebeu a população para uma roda de conversa, quando foram ouvidos vários exemplos de vida sobre o assunto e oferecidas informações sobre os direitos da pessoa idosa.
“Este mês é importantíssimo para o reforço da conscientização sobre os cuidados aos idosos, bem como informá-los sobre como garantir o respeito aos seus diretos perante a sociedade. Este é o momento de nos sensibilizarmos a respeito de tudo que já fizeram por nós e da necessidade de cuidá-los”, conclui a responsável pela coordenadoria do Idoso, Marlene Lopes.
Os canais de denúncia, nos casos de violação dos direitos da pessoa idosa, são o Disque 100 (serviço gratuito, com funcionamento 24 horas) e também a Delegacia do Idoso – 3º Distrito Policial, localizada na Av. Mário Campolim, 295, no Parque Campolim, pelos telefones: (15) 3234-2111, 3212-3999 e 3234-2122.