Com recorde de inscrições, o curso “O atendimento à mulher com deficiência vítima de violência”, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência por meio do programa Todas in-Rede e em parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), teve início na última quarta-feira (24).
Somando mais de 300 inscritos, a capacitação é voltada para profissionais de redes de proteção como promotores, delegados(as) e demais pessoas que atuam em delegacias, assistências sociais nos municípios e demais órgãos que atendem ou possam vir a atender essas mulheres.
“O recorde de alunos inscritos no curso é uma alegria para nós, uma certeza de que estamos no caminho certo e de que o estado tem tido maior interesse em se capacitar para receber as mulheres com deficiência, que muitas vezes nem sabem que estão passando por uma situação de violência”, destacou a coordenadora do programa TODAS in-Rede da Secretaria, Caroline Reis.
Essa é a quarta turma do curso que tem aulas ministradas na modalidade EaD por profissionais especialistas no tema. Organizadas em quatro módulos, as aulas são gravadas, com indicação de material pedagógico e supervisão dos especialistas.
Capacitismo, gênero, acessibilidade, importância do trabalho em rede e o contexto e tipificação da violência são alguns dos temas abordados durante as 40 horas de curso.
TODAS in-Rede O programa TODAS in-Rede foi criado em 2020 e disponibiliza cursos para mulheres com deficiência com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. O programa incentiva a promoção do empoderamento e a emancipação dessas mulheres, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social. Conheça: www.todasinrede.sp.gov.br.