O Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou operação em diversos pontos da cidade, para apurar denúncias de perturbação do sossego ou outros tipos de irregularidades.
Ao todo, 14 locais foram vistoriados durante a ação, que ocorreu das 20h56 de sexta-feira (19) até as 3h20 deste sábado (20), nos bairros: Vila Carvalho, Jardim Vergueiro, Vila Santana, Vila Barão, Wanel Ville, Parque Esmeralda, Parque São Bento, Mineirão, Jardim São Lourenço e Centro.
Entre os estabelecimentos fiscalizados, nove foram notificados por falta de alvará de funcionamento; três notificados e um multado por poluição sonora; dois notificados por obstrução de calçada; três multados por falta de alvará especial de funcionamento após a meia-noite e cinco estavam fechados, no momento da fiscalização.
Ainda, as equipes da GCM, com o apoio da Polícia Militar (PM), realizaram ações rotineiras de patrulhamento preventivo, dessa vez concentradas no Jardim Nova Esperança, Zona Oeste da cidade. As equipes efetuaram, além de 12 autuações de veículos, revistas pessoais a 30 pessoas, vistoria de 15 veículos e apreensão de duas motos e quatro carros. As apreensões foram executadas devido a pendências com documentações. Já, as autuações foram ocasionadas devido à infrações, como falta do uso do cinto de segurança, entre outros.
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e as autoridades policiais contam com o apoio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).