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Estado treina mil servidores para utilização de sistema digital de gestão de processos | Governo do Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo continua a avançar rumo à digitalização e modernização da gestão pública. O governador Tarcísio de Freitas implementou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), uma ferramenta digital que permite gerenciar processos de forma mais eficiente e ágil. Agora, mais processos serão realizados de forma eletrônica, em vez de serem feitos em papel. Isso significa menos burocracia e maior rapidez na tomada de decisões.

Representantes de todas as secretarias, autarquias e órgãos da administração pública direta e indireta passam por um treinamento para uso e aplicação do sistema no dia a dia de trabalho de todas as esferas do governo paulista. Cerca de mil pessoas já foram capacitadas até o momento e novas turmas estão previstas para os próximos dias.

A previsão é que a partir do dia 12 de maio, a nova ferramenta digital, que substituirá o SP Sem Papel, esteja totalmente incorporada ao serviço público paulista, promovendo mais facilidade na produção, tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos, gerando benefícios na prestação de serviço ao cidadão.

“Já fizemos com sucesso a imersão com a secretaria da Casa Civil e mais quatro secretarias, e como temos um prazo curto estamos fazendo imersões com gestores locais de todas as esferas do governo para a implementação gradativa e total do sistema”, disse Fábio Williams, líder do projeto de implementação do SEI! no Estado de SP.

A iniciativa de implementação do novo sistema é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp e fruto de um acordo de cooperação técnica formalizado pelo Estado junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF-4.

Para esse processo de treinamento cada secretaria de governo ou autarquia indicou três pessoas para participar e trabalhar com o sistema. Com isso, o aprendizado será replicado depois nas secretarias e órgãos. A cada treinamento participam cerca de 100 pessoas presencialmente e 150 acompanhando a transmissão on-line.

O assessor do gabinete da presidência do Detran, José Valter da Silva Junior, que participou do treinamento contou suas impressões sobre o novo sistema e a capacitação. “Tudo que é novo temos um desafio. Mas o sistema se mostrou bastante intuitivo e com funcionalidades interessantes e práticas, o que facilita bastante a operação, além dele ser mais amigável para o usuário”‘, disse.

Entre as vantagens do SEI! estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais. A variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis e a possibilidade de tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades também chamou a atenção.

“Vimos que o sistema tem uma dinâmica de gestão dos documentos bem interessantes, gostei da capacidade de armazenamento com possibilidade de subir áudios e vídeos, hoje uma funcionalidade muito importante”, destaca Aldizio Junior, coordenador da comissão e avaliação de documentos e acessos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP, que também esteve em treinamento.

O SEI possui um módulo externo para facilitar a interação entre a máquina pública e o cidadão e que será disponibilizado em uma etapa seguinte do processo de digitalização. Com esse acesso o cidadão vai conseguir, por exemplo, peticionar aos órgãos do governo, abrir processos administrativos, acompanhar esses processos remotamente sem a necessidade de deslocamento a qualquer lugar, e ainda ter as respostas dos órgãos eletronicamente.

“Em um futuro bem próximo estaremos abrindo o SEI! para o cidadão, gerando economia de tempo, papel e número de servidores alocados ao atendimento, o que se refletirá em uma economia muito grande para o Estado e uma comodidade para o cidadão”, conclui Fábio Williams, da Prodesp.