Obra por: Anna Guilhermina Baglioni
A exposição interativa “Caos on Canvas”, sob curadoria de Didu Losso e Sergio Scaff, tem início, na próxima quinta-feira (6), no Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita reúne 18 intervenções, de artistas brasileiros e internacionais, em fotografias captadas pelo olhar do renomado fotógrafo Lucas Lenci, e poderá ser vista no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 30 de abril.
Contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com patrocínio do Tauste e apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do shopping, a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas.
Inspirada na teoria do caos, as intervenções partem de uma provocação aos artistas para criarem obras em fotografias impressas em canvas, ou seja, com a base de uma tela já iniciada, buscando misturar artes plásticas e fotografia. Os artistas convidados abrangem diversos estilos, com o intuito de reproduzir nas telas a arte não usual a este suporte, como de grafiteiros, estilistas, “pixadores”, escultores, artistas de bordado e artistas com deficiência visual.
O criador e idealizador de “Caos on Canvas”, Didu Losso, é natural da cidade de São Paulo. Atua no mercado das Artes desde 2004, desenvolvendo projetos culturais, pintando, construindo esculturas e instalações no Brasil e nos Estados Unidos. O artista é formado em Entretenimento e Music Business pela Universidade da California, em Los Angeles (EUA), e desenvolveu a técnica de pintura japonesa e arte contemporânea na Shunkun Artes e Cursos, na capital paulista.
Com temáticas anteriores ligadas ao surf e ao skate, esta é a terceira edição do projeto, que tem o “Meio Ambiente e as Cidades” como fio condutor para as intervenções sob fotografias. “Caos On Canvas traz no cerne as premissas de ser coletivo, instigante e radical. O que antes era por meio dos esportes, agora, aprofundamos o diálogo para jogar luz no tema das cidades e suas interferências no meio ambiente”, explica Didu.
A exposição já promoveu diversas ações sociais, como, por exemplo, a criação do “Beco da Fepa”, em Jundiaí, em 2019, uma iniciativa de revitalização da entrada da comunidade Fepasa, com o apoio do Tauste. Além disso, para compor o time de artistas envolvidos no projeto, Didu convidou um coletivo de artistas com deficiência visual da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara).
Os convidados especiais que assinam as obras, além do próprio criador do projeto, são: Guto Lacaz, Gilberto Salvador e California Locos (Coletivo Californiano: John Van, Hamersveld, Dave Tourjé e Nano Nobrega). Junto com eles, estão também Sandra Lapage, Tommy D Los Angeles, Alessandra Rehder, Anna Guilhermina Baglioni, Fabio Haben, Paulo Pitombo & Ricardo Agapê (Coletivo Laramara), Felipe Innocente, Fernanda Eva, Karl Limbeck, Neno Ramos, Skinny Dog, Soberana Ziza, Tché Ruggi e William Baglione.
“Caos On Canvas” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.