Câmpus Bauru deve ser instalado este ano
A previsão é que a oferta de cursos FIC já aconteça em 2023
O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, esteve hoje (13) em Bauru para uma reunião com a prefeita do município, Suéllen Rosim. A pauta do encontro foi a instalação do Câmpus Bauru do Instituto Federal.
As tratativas fazem parte do movimento de expansão da Rede Federal no estado de São Paulo. De acordo com Silmário, o projeto de levar um câmpus para a cidade já é antigo, e agora está próximo de sair do papel. “Uma ação alinhada entre o IFSP e a Setec/MEC permitirá a oferta de cursos gratuitos que atendam às demandas locais e contribuam com o desenvolvimento econômico e social da cidade e região”, diz.
A parceria entre o IFSP e a prefeitura prevê que o município entre com estrutura física inicial necessária para o início das atividades. Atualmente a Secretaria Municipal de Educação já está em fase final de tratativas para a locação de um imóvel que abrigará o câmpus até que a instituição possa viabilizar a construção definitiva de um prédio.
Neste primeiro momento, o IFSP ficará responsável pela contratação de servidores para o novo câmpus. Segundo o reitor, em breve será aberto processo interno de remoção de servidores interessados em ir para Bauru e, futuramente, haverá a realização de concurso público para a contratação do quadro de pessoal. “Nossa expectativa é de ainda este ano oferecer cursos FIC para a comunidade”, revela Silmário. Ainda de acordo com Silmário, nos próximos meses serão realizadas as audiências públicas para auxiliar no processo de escolhas dos eixos e cursos a serem oferecidos pelo novo câmpus, que deverá ter mais de 1.200 alunos quando estiver em pleno funcionamento.
A prefeita de Bauru acredita que a chegada do câmpus permitirá que estudantes da cidade tenham a chance de concorrer a vagas em uma instituição federal sem precisar se deslocar para outra localidade, e fará com que a economia ganhe com a formação de mão de obra qualificada em áreas com demanda na região. “O município espera há muitos anos pela concretização da instalação do Câmpus Bauru do Instituto Federal. No ano passado fizemos as tratativas junto ao governo federal, e agora estamos nas etapas finais para que isso aconteça.”
Estiveram na reunião também o secretário municipal de Educação, Nilson Ghirardello, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Rodrigues, a diretora do Câmpus Bauru do IFSP, Gabriela Arduino, e o diretor de Infraestrutura do IFSP, Fernando Gomes.