A ação, que reconheceu o trabalho de dezenas de mulheres, foi uma iniciativa do vereador Pastor Luis Santos.
A Prefeitura de Sorocaba foi homenageada, em nome da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, representada na ocasião pela secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, com as honrarias prestadas às mulheres, durante sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher, uma iniciativa do vereador Pastor Luis Santos.
Além de votos de congratulações, várias mulheres receberam, também, medalhas de honra ao mérito e a comenda Ana Abelha, que distingue aquelas que se destacam pelo empreendedorismo em suas áreas de atuação. Foram homenageadas com a Medalha Ana Abelha de Mulher Empreendedora: Irene Souza Lima de Almeida, Ketellyn Fanco Fragoso e Marli Souza Costa Viana. Já, Sílvia Janaína Moral recebeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, Maria Zuleide Madeiro recebeu a Comenda Mérito em Educação Bicentenário da Escola de Primeiras Letras e Neusa de Carvalho recebeu o Diploma de Mulher Cidadã Salvadora Lopes.
A sessão solene foi presidida pelo vereador Luis Santos e, ao lado dele, integrando a mesa de honra, estiveram presentes a secretária da Secom, Fernanda Burattini; a ex-vereadora e ex-secretária da Cidadania, Cintia de Almeida; a conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social, Jeanne Colaço; e a Pastora da igreja Agnus, Daniela Lemos de Souza.
Igualmente participaram da solenidade familiares e outros convidados das homenageadas e da Câmara Municipal.
“Sou um grande defensor de Sorocaba, cidade que abracei como minha, desde que aqui cheguei, há 30 anos. E vejo que a transformação que a tornou esta grande metrópole é fruto do trabalho de muitas pessoas de bem. Então, sinto-me honrado por estar nesta Casa de Leis para homenagear tantas mulheres honradas e guerreiras, que representam todos esses sorocabanos”, afirmou o vereador.
Em sua fala, a secretária da Secom, Fernanda Burattini, também destacou os múltiplos talentos femininos, presentes em cada mulher e ressaltados, já a partir dos textos bíblicos, os quais seguem verdadeiros e atuais, desde o passado milenar até os dias de hoje.
“No texto bíblico, que, para muitos, hoje em dia, pode parecer antigo ou ultrapassado, a mulher descrita como virtuosa desempenha uma série de papéis, com protagonismo e liderança. Ela trabalha dentro e fora de casa. Ela é fiel a seu marido, empreende, administra o seu negócio, reinveste o que ganha e auxilia no sustento do lar. Ao mesmo tempo, ela também se dedica à casa, cuida dos seus e ainda estende a mão aos que mais precisam. Não consigo enxergar nada mais atual do que isso!”, descreve a secretária, que também recebeu votos de congratulações pela data comemorativa.
Toda a cerimônia foi pontuada, ainda, por canções e hinos de louvor entoados pela cantora gospel e Pastora Tamara Espíndola.
Fotos: Câmara Municipal/Divulgação