Passeio de bicicleta é retomado na cidade, nesta terça-feira (7), com concentração às 19h30, no Paço Municipal.
A Prefeitura de Sorocaba retoma, na noite desta terça-feira (7), o “Pedala Sorocaba”, programa esportivo e de qualidade de vida, que reúne ciclistas e simpatizantes do esporte para um passeio de bicicleta por diversos pontos da cidade. A concentração está marcada para 19h30, no Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista. Uma novidade para esta primeira edição do ano é que os participantes que utilizarem o sistema Integrabike poderão devolver as bicicletas em qualquer uma das 15 estações, após o término do evento, sem cobrança pelo tempo extra, podendo completar, de forma tranquila, todo o trajeto. O tempo normal de empréstimo gratuito das bikes é de 1 hora.
Promovido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), com o apoio das Secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom) e de Mobilidade (Semob), além da Urbes -Trânsito e Transportes e do Saae/Sorocaba, o “Pedala Sorocaba” será realizado toda primeira terça-feira de cada mês, contando com a participação, nesta edição de relançamento e sempre que possível, do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato.
“Essa é mais uma forma de incentivar os munícipes que não possuem bicicleta a participar do ‘Pedala Sorocaba’, utilizando o nosso sistema Integrabike, de bicicletas públicas compartilhadas, gratuito para a população e integrado com a rede de transporte coletivo da cidade. Os usuários poderão utilizar a bicicleta durante toda a realização do evento, sem se preocupar com a cobrança pelo tempo de empréstimo a mais”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
A saída dos participantes está marcada para as 20h, do Paço Municipal, com destino ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Podem participar pessoas de todas as idades, atletas ou não, e é recomendado utilizar itens básicos de segurança, como capacete e refletores dianteiros e traseiros nas bicicletas. O trajeto é para iniciantes, somando aproximadamente 10 km.
Saindo do Paço Municipal, o percurso seguirá pela Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, Avenida Dom Aguirre, Rua Prof. Paulo de Monte Serrat, Avenida Washington Luiz, Avenida Antônio Carlos Comitre até o Parque Carlos Alberto de Souza, voltando pelo mesmo trajeto, para aqueles que desejarem. A organização do evento informa que, em caso de chuva no horário do passeio, o mesmo será automaticamente cancelado, para a segurança de todos, até a próxima edição, na primeira terça-feira do mês sequente.
A Semob e a Urbes – Trânsito e Transportes darão todo suporte à condução e sinalização do tráfego ao longo do trajeto, com o auxílio de agentes de trânsito. Além disso, o Saae/Sorocaba fornecerá água aos participantes nos pontos de partida e chegada. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7282 ou 3212-7289.
Como ter acesso ao Integrabike
Para ter acesso ao serviço do Integrabike, os interessados devem possuir cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, em horário comercial, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus, ou seja, R$ 8,80.
Depois, é preciso fazer o cadastramento no Integrabike, que está disponível pelo site: https://[email protected]. Basta assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do novo sistema. Em caso de dúvida, o contato com a operadora poder ser feito diretamente pelo WhatsApp: (15) 3326-7568 ou via redes sociais: @integra.bike.
No caso de menores de 18 anos, eles também podem fazer uso do Integrabike, desde que a retirada da bicicleta, em uma das estações, seja feita por um adulto responsável e cadastrado no sistema.
O sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), mais funcional e intuitivo. Ele pode ser baixado gratuitamente, tanto para uso em sistema Android, como iOS. Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação, vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras.