IFSP se reúne com lideranças de São Miguel Paulista
Representantes da comunidade demandam ampliação do Câmpus
Nesta sexta-feira (17) o reitor do IFSP, Silmário Batista, recebeu em seu gabinete lideranças políticas da Zona Leste de São Paulo, região que abriga o Câmpus São Miguel Paulista. Eles pleiteiam a ampliação do câmpus de forma a atender à demanda do local, que abriga mais de um milhão de habitantes e que tem no câmpus a única opção de ensino técnico gratuito.
O vereador Helio Rodrigues de Andrade faz parte da história do câmpus. Em 2015, ele foi um dos articuladores da implementação do Câmpus São Miguel. Ele conta que atualmente a unidade não comporta a demanda da região. “Nós precisamos ampliar a oferta de vagas, estamos dispostos a articular um novo espaço para que ele possa atender a essa demanda”, revela.
“Nossa grande batalha nesse momento é para que a unidade seja um câmpus pleno, que possa oferecer graduação, pós-graduação”, conta o diretor regional de Educação na Prefeitura de São Paulo, Manoel Romão de Souza. Ele revela que durante uma formatura, no ano passado, teve um encontro com o professor Silmário e percebeu que havia, por parte dele, uma sensibilidade com a comunidade local e a possibilidade de somar forças para a luta para a transformação da unidade em câmpus pleno.
A medida ampliaria o efetivo de servidores da unidade, bem como recursos e o aumento de vagas e novos cursos.
Durante a reunião, o reitor contou que já consignou junto ao Ministério da Educação (MEC), na Portaria nº 713/2021, um documento que pleiteia o aumento do quadro de pessoal. A proposta é que o Câmpus São Miguel Paulista tenha 40 docentes e 26 técnicos administrativos, dobrando a capacidade de atendimento atual.
A fim de ratificar o pedido, a reitoria e os representantes das forças políticas da Zona Leste se propuseram a reivindicar junto ao MEC a ampliação do Câmpus Avançado São Miguel Paulista para câmpus pleno, e também a discutiram a perspectiva de construção de um novo edifício, mais adequado às atividades desenvolvidas por um câmpus pleno.
A técnica em assuntos educacionais Denilza Frade, que também é uma liderança política da região, acompanhou a reunião e pontuou que o câmpus possui uma das seleções mais concorridas do IFSP, sinalizando a necessidade do aumento de vagas. “Sabemos que qualquer iniciativa tem de estar afinada com a reitoria, sabemos que o reitor é um entusiasta dessa ampliação que atenderá aos jovens que vivem nessa região periférica de São Paulo, que precisam dessa oportunidade para irem além da educação básica, que responde ao próprio caráter social do IFSP”, revela.
Participaram da reunião Helio Rodrigues de Andrade, vereador; Luís Fernando de Freitas Camargo, diretor-geral do Câmpus Avançado São Miguel Paulista; Manoel Romão de Souza, diretor regional de Educação na Prefeitura de São Paulo; Jordana Karen Mercado, assessor; Viviane Maria de Oliveira, assessora e a servidora do IFSP e liderança política da Zona Leste, Denilza Frade.